Como são chamados os animais que se alimentam de outros animais?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os animais carnívoros são aqueles que só se alimentam de outros animais. Dependendo do animal que uma espécie come, ela pode receber uma denominação especial.

Animais onívoros (do latim omni, que significa tudo) são animais que se alimentam tanto de plantas ou algas como de outros animais. Os seres humanos são exemplos de animais onívoros, uma vez que nossa alimentação inclui itens de origem animal e vegetal.

De acordo com o tipo de alimentação, eles podem ser classificados de diversas formas, como herbívoros (plantas), necrófagos (animais mortos), entre outros. Os animais carnívoros são aqueles cuja dieta baseia-se principal ou inteiramente no consumo de outros animais.

Herbívoros: São aqueles que se alimentam de fontes vegetais. Onívoros: São aqueles que se alimentam de fonte vegetal e animal. Esses animais apresentam uma dieta bem variada. Exemplos: urso, morcego, lobo-guará, jabuti, porco, quati, raposa, gambá, chimpanzé, corvo, gaivota, ema, avestruz e rato.

Animais herbívoros, onívoros e carnívoros
Os animais são frequentemente classificados de acordo com o tipo de alimento que ingerem, podendo receber a denominação de herbívoros, onívoros ou carnívoros.

Os exemplos mais comuns de animais onívoros são o rato, o cão, o gato, o urso (pardo ou panda), peixe carpa, peixe piranha, raposa, gaivota, porco, barata e algumas espécies de morcegos e tartarugas.

Os animais ovíparos são aquelas espécies que nascem e se reproduzem através de ovos. Parte do desenvolvimento embrionário acontece fora do corpo materno, na água ou na terra. As espécies de animais ovíparos depositam ovos no meio externo com o embrião ainda se desenvolvendo.

Os animais são seres vivos que possuem algumas características em comum: nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se e morrem. O conjunto dessas etapas é chamado de ciclo vital. Eles podem ser classificados em vertebrados, invertebrados, selvagens, domésticos, terrestres, aquáticos, aéreos, entre várias outras formas.

A teia alimentar, por sua vez, é um conjunto de cadeias alimentares, já que existem animais que possuem uma alimentação diversificada, ou seja, um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos, em diferentes cadeias alimentares.

O Popular Science reuniu uma série de animais que, apesar de pertenceram ao grupo dos herbívoros, ou seja, “vegetarianos”, foram flagrados se alimentando de outros animais. Esse tipo de conduta vem sendo observada há algum tempo, e um bom exemplo é o comportamento de uma espécie de papagaios típica da Austrália.

Na cadeia alimentar, os organismos heterotróficos podem ser consumidores ou decompositores. Os consumidores são aqueles que se alimentam de outros seres vivos. Animais herbívoros, carnívoros e onívoros fazem parte desse grupo. Além de consumidores, podemos citar como organismos heterotróficos os decompositores.

Essas adaptações podem ser observadas, por exemplo, na boca. Os insetos onívoros, por exemplo, têm peças bucais adaptadas para tanto, sendo possível observar neles as peças do tipo mordedor e mastigador. Os porcos são animais onívoros, ou seja, que se nutrem de alimentos de origem animal e vegetal.

Animais carnívoros são todos aqueles que se alimentam da carne, tanto de animais herbívoros quanto de animais carnívoros. Além disso, podem ser vertebrados ou invertebrados. Na natureza, eles são predadores, pois caçam para sobreviver.

O canibalismo, assim como o mutualismo, a predação e o parasitismo, é uma relação ecológica, ou seja, uma interação entre organismos vivos. Essa relação ocorre entre indivíduos da mesma espécie (relação intraespecífica) e um deles é sempre prejudicado (relação desarmônica).

Muitos animais comem pais, irmãos e filhos deles por diferentes razões. Girinos de sapos comuns consomem outro girino. O comportamento é mais comum quando os recursos são escassos.

Reino animal: principais características e classificações

  • Anfíbios.
  • Aves.
  • Mamíferos.
  • Peixes.
  • Répteis.