O que acontece com o ovócito que não foi fecundado?
Caso o óvulo não seja fecundado por um espermatozoide, a ovulogênese não se completa, ocorrendo a descamação da parede uterina, que chamamos de menstruação. Se houver a fecundação do óvulo, não ocorrerá a menstruação, havendo então uma gravidez.
O que acontece no ovário após a liberação do ovócito
No ovário, cada ovócito I está contido em um folículo. A cada ciclo menstrual, um desses folículos inicia a maturação, formando o ovócito II. Depois de eliminar o ovócito II, o folículo transforma-se no corpo lúteo (ou corpo amarelo), que secreta hormônios relacionados ao ciclo menstrual.
O que ocorre com o ovócito no ciclo menstrual
A ovulação, também chamada de ovocitação ou oocitação, corresponde a um fenômeno do ciclo menstrual, no qual o ovário é estimulado a liberar um ovócito II (óvulo imaturo) para fecundação. Caso isso não aconteça, o óvulo é eliminado na menstruação.
O que ocorre com o óvulo liberado nas tubas uterinas quando ele não é fecundado
O óvulo liberado sobrevive 24 horas após a ovulação e, se não for fecundado, o revestimento do útero será descartado com a menstruação.
O que é fecundação de ovócito
A fecundação humana, que ocorre normalmente na tuba uterina, acontece quando o espermatozoide (gameta masculino) funde-se ao ovócito secundário (gameta feminino). A fecundação é a união do espermatozoide, gameta masculino, e do ovócito secundário, gameta feminino.