Como o zigoto chega no útero?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Como acontece a implantação do embrião no útero? O zigoto se forma na tuba uterina após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Os pronúcleos se fundem em uma única célula, chamada zigoto, e depois de algum tempo passam a se dividir, processo chamado de clivagem.

Pequenos cílios que revestem as trompas de Falópio propelem o óvulo fertilizado (zigoto) através das trompas até o útero. As células do zigoto dividem-se várias vezes enquanto este se desloca através da trompa de Falópio até o útero. O zigoto entra no útero dentro de três a cinco dias.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.

Na espécie humana, a reprodução começa com a concepção, quando os gametas, um óvulo e um espermatozoide, cada um com 23 cromossomos, se unem. A fusão desses dois gametas dá origem ao zigoto, célula com 46 cromossomos que carrega informações genéticas dos pais e que, por divisões sucessivas, vai gerar o embrião.

O desenvolvimento do embrião humano começa com a formação do zigoto, que após passar por muitas divisões celulares (mitoses), as clivagens, vai se fixar nas paredes do útero (nidação).

Após a fecundação, o zigoto é a célula primordial do desenvolvimento humano, que se forma com a união das células reprodutivas de pai e mãe. Muitas vezes, é chamado de embrião, contudo, essas são etapas distintas do processo de gravidez.

  • Fecundação. União de um espermatozóide com um ovócito secundário, que ocorre normalmente na ampola da tuba uterina formando o zigoto. ...
  • Clivagem do Zigoto. Consiste em divisões mitóticas repetidas do zigoto, resultando em um rápido aumento no número de células. ...
  • Formação e Implantação do Blastocisto.

Outros sinais, como cansaço e sonolência mais intensos que o habitual, seios inchados com sensação de peso e doloridos, além de uma dor de cabeça leve podem aparecer, principalmente durante as primeiras 4 semanas após a fecundação e nidação, especialmente após a 2ª semana.

Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito. Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.

Os sintomas de fecundação, como dor abdominal e corrimento rosado, podem ser sentidos por algumas mulheres nos primeiros dias depois que o embrião se fixa na parede do útero, onde vai se desenvolver durante a gestação.