Porque a planta é um ser vivo?

Perguntado por: onovaes9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 19 votos

As plantas são seres vivos. Eles germinam, crescem, se reproduzem e morrem, elas precisam do ar, da água, da luz e do calor do Sol.

Plantas ou vegetais são organismos vivos que se destacam por serem multicelulares, eucariontes, e que realizam fotossíntese em sua grande maioria. Plantas têm muitas diferenças de uma espécie para outra, porém todas possuem mais de uma célula e células eucariontes.

Os seres vivos são constituídos por células, necessitam de energia para realizar metabolismo, respondem a estímulos, apresentam material genético, reproduzem-se e evoluem.

O Reino Vegetal (Plantae, Metaphyta ou Vegetabilia) é composto por seres vivos eucariontes e autótrofos – que produzem o próprio alimento. As plantas, representantes desse reino, possuem diversos tamanhos, que vão desde os pequenos musgos até as gigantes sequoias.

Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias. Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

Aprendemos que as plantas precisam de água, solo fértil, ar e luz solar para crescer e se desenvolver. A propósito, as plantas que recebem, diretamente, a luz do sol se desenvolvem mais do que as outras que não recebem, já notaram isso? Isso acontece devido à fotossíntese, palavra que significa síntese pela luz.

Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Seres vivos são organismos que reúnem características indispensáveis que permitem distingui-los dos seres não vivos. Por exemplo, podemos dizer que uma planta é um ser vivo, pois apresenta propriedades como crescimento, reprodução e organização celular.

As plantas são organismos multicelulares e eucariontes. Suas células diferem-se da célula animal por apresentar organelas denominadas plastídios e vacúolos (também chamados de vacúolo de suco celular ou vacúolo central). Além disso, apresentam parede celular, sendo a celulose o principal componente dessa estrutura.

As bactérias são seres vivos microscópicos formados de uma única célula. Elas estão entre os menores seres vivos da Terra. Como as bactérias são invisíveis a olho nu, é difícil notarmos a presença delas. Existem muitos tipos de bactérias.

O Reino Plantae, também chamado de Metaphyta, é composto por todos os organismos conhecidos como plantas ou vegetais. Estima-se que seja o primeiro grupo de habitantes pluricelulares a colonizar o ambiente terrestre.

Os vegetais que fazem parte do Reino Plantae são organismos eucariontes, multicelulares, autotróficos e fotossintetizantes. Isso quer dizer que eles apresentam mudanças no ciclo de vida conforme passam as gerações e que têm autossuficiência alimentar.

a) As plantas obtêm seu alimento por meio da fotossíntese, processo em que a seiva bruta (água e sais minerais) é transportada pelo caule até as folhas, onde então, junto com a energia solar e o gás carbônico absorvido da atmosfera, darão origem à seiva elaborada, rica em um tipo de açúcar (glicose), que serve de ...

Os seres vivos são classificados em três domínios: Archaea, Bacteria e Eukarya. Com a divisão dos seres vivos em três domínios, atualmente tem se considerado a existência de, pelo menos, seis reinos: Archaea (Archaebacteria), Bacteria (Eubacteria), Protista, Fungi, Plantae e Animalia.