É verdade que Tubarão não tem osso?

Perguntado por: salencastro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Os tubarões fazem parte da subclasse de peixes chamada elasmobrânquios, que são peixes com esqueletos feitos de cartilagem no lugar de ossos.

Tubarões não possuem ossos, eles têm cartilagem. Essa estrutura é flexível e mais leve, formada por um tecido elástico criado antes que o osso exista.

Não há ossos nos tubarões. O termo “elasmobrânquios” refere-se ao fato de que os tubarões são compostos de tecidos cartilaginosos. Raias, raias e peixes-serra são exemplos de outros elasmobrânquios.

a) Os tubarões não têm ossos no corpo como os outros peixes.

Um exemplo de animal invertebrado é a formiga, que não possui ossos e cuja parte mais rígida é a externa. Estão no grupo dos animais invertebrados os artrópodes, os anelídeos, os cnidários, nematelmintos, platelmintos, moluscos e poríferos.

A resposta é sim, os roedores têm ossos. Para responder a essa pergunta com mais profundidade, precisamos lembrar das aulas de biologia. Os animais são divididos de acordo com algumas características semelhantes. Os ratos são mamíferos, assim como os gatos, cães e até mesmo os humanos.

A baleia-azul é o maior animal do mundo, sendo provavelmente o maior animal que já habitou o planeta. Esse incrível mamífero aquático pode atingir cerca de 30 metros de comprimento, o que corresponde a praticamente um prédio de 10 andares.

Ao contrário dos mamíferos, os dentes dos tubarões são feitos de cartilagem. Eles não têm raízes que se estendem profundamente nas gengivas. São cerca de 3 mil dentes, que podem cair facilmente, mas também nascem novamente.

megalodonte

O maior tubarão predador existente hoje em dia é o grande tubarão-branco. Ele costuma atingir 4,9 metros de comprimento – ou seja, o megalodonte pode ter sido três ou quatro vezes maior do que ele. Quem pode ser comparado com o megalodonte é o tubarão-baleia moderno.

Sabe-se que os dentes dos tubarões têm esmalte composto por fluorapatite, um mineral muito duro. Até agora, nenhum cientista tinha investigado isto com métodos químicos e físicos tão sofisticados."

O bicho-preguiça é um animal que faz parte da superordem Xenarthra, um grupo que apresenta como característica mais marcante a presença de articulações extras nas vértebras lombares, as quais são ausentes nos outros mamíferos.

A depender da espécie de tubarão estudada, podemos encontrar tubarões ovíparos, ovovivíparos ou vivíparos. Os ovíparos são aqueles que botam ovos, enquanto os ovovivíparos retêm os ovos no oviduto. Já as espécies vivíparas são aquelas que o filhote desenvolve-se no interior do útero.