Qual parte da planta é responsável pela transpiração?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 17 votos

ESTÔMATOS

A TRANSPIRAÇÃO OCORRE EM QUALQUER PARTE DA PLANTA QUE ESTEJA ACIMA DO SOLO. ENTRETANTO, A MAIOR PARTE DA TRANSPIRAÇÃO ACONTECE NAS FOLHAS. A MAIOR PERDA DE ÁGUA OCORRE PELOS ESTÔMATOS, PEQUENAS ABERTURAS CIRCUNDADAS POR CÉLULAS-GUARDA SITUADAS NA EPIDERME (A “PELE” DA PLANTA).

estômatos

O oxigênio é absorvido através dos estômatos e também é por meio deles que elas perdem água. Porém, isso não acontece na forma líquida, mas sim na de vapor. Existem estômatos espalhados por todo o corpo da planta. Ou seja, assim como a respiração, a transpiração vegetal também ocorre em toda a superfície.

As plantas vasculares possuem estruturas especializadas na transpiração chamadas de estômatos. Os estômatos são constituídos por um conjunto de células localizadas em toda a epiderme do vegetal, mas principalmente nas folhas.

A transpiração estomática ocorre em duas etapas:
Evaporação da água que está presente na superfície da parede celular das células que circundam os espaços intercelulares das folhas; 2. Vapor de água difunde-se para a atmosfera pelos estômatos.

A transpiração é a transformação de água líquida em vapor d'água e participa da umidade do ar. “A água sai das plantas pelas folhas, que possuem aberturas muito pequenas e liberam a água excedente, já que é nessa parte da planta que a água é direcionada para participar da fotossíntese.

Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.

Essas perdas de água para a atmosfera (transpiração e evaporação) são ocasionadas pela atuação de diversos fatores climáticos, como a radiação solar, a umidade relativa do ar, a temperatura ambiente e a velocidade do vento.

FOLHAS: são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração das plantas. FRUTOS: é nos frutos que ficam guardadas as sementes das plantas, responsáveis para a proliferação da espécie.

Água e íons são absorvidos pelas raízes, e esse processo é facilitado por pelos radiculares. A maior parte da água vinda do solo, que entra no corpo da planta, penetra por pontos mais jovens da raiz, diretamente pela epiderme. Os pelos radiculares atuam nesse processo para aumentar a superfície de contato.

o processo de formação de energia, denominado de respiração celular que ocorre dentro das mitocôndrias e a transpiração, que envolve a saída de água pelos estômatos por diferença de potencial da água, processo este regulado por ácido abscísico, malato, íons de potássio, sacarose, dentre outros fatores.

A transpiração vegetal corresponde ao processo de dispensação de água na forma de vapor, cedida ao meio ambiente mediante um sentido unidirecional, ou seja, da ascensão hídrica desde a região radicular em direção às folhas, e dessas para a atmosfera.

A evapotranspiração é a transferência de água, em estado gasoso, para a atmosfera, por meio da soma da evaporação da água de superfícies como oceanos e solos e a transpiração dos vegetais. Esses processos ocorrem simultaneamente, por isso são descritos juntos, e o fenômeno recebe esse nome (evaporação + transpiração).