Que tipo de seiva transporta o xilema e floema?

Perguntado por: eamorim4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 11 votos

O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta.

O xilema, ou lenho, é responsável pela condução de água e sais minerais - seiva bruta - das raízes até o ápice da planta. É constituído por células mortas impregnadas por lignina e reforçadas com celulose.

O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.

Os vasos que transportam a seiva elaborada das folhas para toda a planta são denominados de vasos liberianos, e seu conjunto e os tecidos associados a ele são chamados de floema ou líber.

O xilema apresenta células cilíndricas que formam tubos ao longo da planta. Esse vaso condutor faz o transporte de água e sais minerais no sentido da raiz para as folhas. O xilema, ou lenho, são vasos – denominados de vasos lenhosos – que conduzem água e sais minerais da raiz para as folhas.

Nas plantas vasculares, o transporte de seiva bruta é realizado pelos vasos condutores chamados xilema. Por sua vez, o transporte de seiva elaborada é realizado pelos vasos condutores do tipo floema.

O floema é um importante tecido relacionado com a condução de seiva elaborada no corpo da planta. Isso quer dizer que é através desse tecido que substâncias como água, sacarose, aminoácidos, ácidos nucleicos, vitaminas e íons inorgânicos são transportados.

A seiva bruta é transportada via xilema, e a seiva elaborada é transportada pelo floema. A seiva bruta segue sempre da direção da raiz, onde água e sais são absorvidos, para as outras partes da planta.

O transporte da seiva elaborada é realizado pelo floema. Nas células das folhas forma-se a sacarose, que se difunde pelas células do parênquima clorofiliano até o floema. Neste ela é absorvida por transporte ativo pelas células-companheiras dos vasos liberianos e passa para o interior da célula do vaso.

A água entra no corpo da planta pelas células da raiz até atingir o xilema, que transporta a substância para todo o corpo do vegetal. Quando chega às folhas, a água sai dos elementos condutores e passa para o mesófilo das folhas.

Xilema: formado por células mortas, transporta a seiva bruta (formada por água e sais minerais) da raiz até o topo da planta. Floema: constituído por células vivas, que são responsáveis por transportar a seiva elaborada (produtos da fotossíntese) das folhas até as demais regiões da planta.

Nas plantas vasculares existem sistemas de transporte especializados na condução e distribuição das substâncias. A água, os sais minerais e os líquidos nutritivos são transportados em vasos condutores denominados xilema e floema.