Como nasce a ameba?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

As amebas "nascem" menores do que a ameba-mãe, mas, com o crescimento, tornam- se idênticas a ela. Crescendo, cada ameba divide-se novamente por divisão binária, gerando sempre novos indivíduos idênticos entre si.

As amebas costumam passar pela transformação em cistos quando estão em um meio de vida desfavorável, como locais secos ou sem alimentos. Assim, conseguem sobreviver por mais tempo e com o retorno do líquido os cistos se rompem e novamente aparecem as amebas.

Os microfósseis vasiformes são presumivelmente fósseis de amebas, unicelulares, eucariontes e com esqueleto externo, com grande diversidade documentada do período Neoproterozoico – entre 1 bilhão e 541 milhões de anos atrás e, portanto, no fim do Pré-Cambriano.

As amebas podem ser de vida livre, comensais ou parasitas. A maioria é de vida livre e podem ser encontradas em água doce e salgada. As comensais podem viver no corpo humano sem causar prejuízos, como a Entamoeba gengivalis, que vive na boca e a Entamoeba coli, que habita o intestino grosso.

Tratamento de amebíase
Se houver suspeita de amebíase e a pessoa manifestar sintomas, é usado um amebicida (um medicamento que mata amebas) que pode ser o metronidazol ou tinidazol. O metronidazol precisa ser tomado por sete a dez dias. O tinidazol precisa ser tomado por três a cinco dias.

Vale pontuar que a resistência dos cistos é muito grande: podem viver cerca de 30 dias na água, e 12 em fezes frescas. Após a ingestão, no sistema digestório, estas formas dão origem a trofozoítos.

A ameba é um parasita do intestino grosso, onde ela se aloja causando diarreia. Ela pode invadir a parede do intestino e causar diarreia com sangue, o que já é um caso grave. Também pode ir até o fígado, pulmão ou cérebro, causando doença nesses locais.

A ameba Naegleria fowleri infecta o cérebro através do nariz. As autoridades dizem que beber a água não é perigoso. As infecções são quase sempre fatais, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Sintomas da infecção pela ameba 'comedora de cérebro'
No estágio inicial, os sintomas da infecção por Naegleria fowleri começam geralmente com fortes dores de cabeça, febre, náuseas e vômitos e progridem para rigidez do pescoço, convulsões e coma que pode levar à morte.

A contaminação pode ocorrer pela água contaminada ou partículas do ar ou solo contendo cistos amebianos. No Brasil, apesar de já terem sido descritos casos de doença humana, poucos são os relatos da presença de amebas de vida livre no ambiente.

A amebíase é causada pelo protozoário Entamoeba histolytica, cujos cistos podem ser ingeridos por meio de água e alimentos contaminados ou mesmo por contato com pessoas contaminadas.

Quais são os sintomas?

  • Diarréia - são 8-12 evacuações por dia. ...
  • Sangue nas fezes.
  • Dor abdominal inferior.
  • Menos comumente, febre e perda de peso.
  • Alguns casos são mais graves com diarréia forte e febre alta e podem ter complicações graves, como perfuração intestinal e peritonite (inflamação do peritônio).

A pior variação é a neurocisticercose, quando eles chegam ao cérebro. Os bebês vermes passam a se alimentar da massa cinzenta. Este protozoário infecta os humanos com a picada do mosquito-palha, que transmite a leishmaniose. A doença pode levar até dez anos para gerar algum sintoma.

“Dentre os alimentos que devem ser evitados durante o tratamento contra parasitoses intestinais, podemos destacar as carnes mal passadas, peixes crus e frutas, verduras e legumes que não foram higienizados adequadamente”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.