Como evitar a ameba come cérebros?

Perguntado por: rmarinho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A melhor maneira de evitar a contaminação pela "Naegleria fowleri", conhecida como ameba que "come cérebros", é não ter contato com águas possivelmente contaminadas. Caso seja necessário usar o líquido sem ser tratado ou em lagos e piscinas, o indicado é utilizar algum tipo de proteção, como luvas ou equipamento nasal.

A ameba entra no organismo após subir pelo nariz. Ela não é transmitida de pessoa para pessoa, nem pela ingestão da água contaminada.

O parasita "naegleria fowleri" vive em águas doces e quentes e o aquecimento global pode influenciar no surgimento de novos casos. Ele ganhou o apelido porque sobe pelo nariz e destrói o tecido cerebral.

Tratamento de amebíase
Se houver suspeita de amebíase e a pessoa manifestar sintomas, é usado um amebicida (um medicamento que mata amebas) que pode ser o metronidazol ou tinidazol. O metronidazol precisa ser tomado por sete a dez dias. O tinidazol precisa ser tomado por três a cinco dias.

Ainda não existe uma cura para a doença. Devido a baixa incidência de casos, os pesquisadores ainda buscam entender o porquê de algumas pessoas contraírem a doença quando nadam e outras não.

Sintomas da infecção pela ameba 'comedora de cérebro'
No estágio inicial, os sintomas da infecção por Naegleria fowleri começam geralmente com fortes dores de cabeça, febre, náuseas e vômitos e progridem para rigidez do pescoço, convulsões e coma que pode levar à morte.

Os sintomas de meningoencefalite amebiana primária começam em uma a duas semanas da exposição à água contaminada. Por vezes, o primeiro sintoma é uma mudança no olfato ou paladar. Mais tarde, as pessoas têm dor de cabeça, pescoço duro, sensibilidade à luz, enjoo e vômito.

Amebíase tem cura. O tratamento é feito por meio do uso de medicamentos que matam os cistos e também as amebas resultantes da amebíase.

O prognóstico não é bom para as vítimas da infecção amebiana: ela é fatal em 97% dos casos. A morte geralmente ocorre dentro de cinco dias. Dos 157 infectados por amebas conhecidos nos EUA entre 1962 e 2022, apenas quatro pessoas sobreviveram.

A ameba Naegleria fowleri infecta o cérebro através do nariz. As autoridades dizem que beber a água não é perigoso. As infecções são quase sempre fatais, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).