O que diferencia a espécie humana?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 3 votos

A espécie humana se diferencia das demais espécies animais pela sua capacidade de transcender o previamente estabelecido. Somos uma espécie inacabada, que necessita ser educada e educar-se na medida em que produzimos cultura.

Cultura é a principal característica distintiva de nossa espécie, e é de várias maneiras um reflexo das nossas características físicas. Cultura desenvolveu-se passo a passo ao longo de nossa evolução física.

Somos bípedes, andamos eretos, e temos duas mãos livres, muito habilidosas, que nos permitem fazer tricô ou construir um monte de coisa. Também falamos diferente dos outros animais e conseguimos nos comunicar muito bem através da linguagem.

Sendo assim, o que diferencia os seres humanos dos demais animais é a sua capacidade superior à dos demais animais de raciocinar, de perceber-se como ser pensante, de criar/transformar coisas, as habilidades cognitivas, etc.

O trabalho humano se diferencia do trabalho instintivo animal por ser consciente e proposital (pois é previsto idealmente antes de sua execução).?! Portanto, somente o trabalho humano é viabilizado pela razão e pelas diversas emoções estritamente humanas. ?!

Cada um de nós possui características exclusivas, que nos diferem de todas as outras pessoas do mundo. Saiba quais são elas! O DNA é a molécula principal de cada célula do corpo. Ele reúne informações biológicas que passam de uma geração à outra, como o tipo de cabelo, estatura, a cor da pele e da íris dos olhos.

Postura ereta, braços mais curtos que as pernas, cérebros extraordinários. Enquanto a "loteria" natural atuava sobre essas e outras características, o homem primitivo subia um novo degrau da escala evolutiva.

Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias. Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

Cérebro bem desenvolvido, capacidade de falar e produzir cultura são as características mais marcantes do ser humano moderno.

Assim como todos os seres vivos, com exceção dos vírus, os seres humanos possuem seu corpo formado por células, que formam tecidos, os quais formam órgãos, que, por sua vez, formam sistemas.

Somos nós, seres humanos, que perguntamos por que as coisas são do jeito que são e não de outro modo. Somos nós que criamos a Filosofia, assim como a poesia, os mitos e a religião. Por isso, nada mais justo do que a Filosofia concentrar-se, tam- bém, no ser humano e buscar entender sua essência e sua riqueza.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Somos animais porque também possuímos algo em comum com todos os outros animais – somos formados por muitas células, e elas possuem um núcleo protegido por uma membrana. Nos reproduzimos quando as células reprodutoras masculina e feminina se encontram e formam a “célula-ovo”.

O ser humano, diferentemente de outros animais, transforma o ambiente em que vive e acumula seus aprendizados, transmitindo seus conhecimentos ao longo da história e construindo, assim, o processo cultural. O “natural” do ser humano é ser cultural.