Como saber espécie do cachorro?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Veja agora como identificar a raça (ou ao menos de aproximar da raça mais provável), observando o seu pet:

  1. Observe a cor e o tipo de pelo.
  2. Saiba pelo porte do cachorro.
  3. Veja o formato das orelhas.
  4. Formato da cabeça e focinhos.
  5. Observe a cauda do seu pet.
  6. Analise o comportamento do animal.

A cor do pelo também pode ajudar na hora de tentar descobrir a raça do seu cachorro! É importante também verificar partes do corpo como cabeça, orelhas e focinho, já que cada cachorro tem características únicas, que muito podem dizer sobre as raças.

Raça – É um conjunto de indivíduos de uma espécie, os quais apresentam algumas características semelhantes e definidas, transmitidas hereditariamente, e que os tornam diferentes de outros conjuntos de indivíduos da mesma espécie. As raças podem receber diversas classificações.

Os cães recebem o nome científico de Canis lupus familiaris, pertencentes ao reino Animalia, ao filo Chordata e à classe Mammalia, que é a dos mamíferos.

As orelhas também são ótimos indicadores da possível raça do seu cachorro. Na hora de verificar, preste atenção no formato e em como elas estão posicionadas. Por exemplo, se forem orelhas muito pontiagudas e em pé, é possível que seu cachorro tenha origens de um pastor alemão, um pinscher ou um akita.

Descarregue gratuitamente a aplicação Dog Scanner. Encontre-a no Google Play para dispositivos Android ou na Apple App Store se estiver a usar um iPhone ou iPad!

"Raça é um agregado de populações fenotipicamente similares duma espécie, habitando uma subdivisão da área geográfica de distribuição da espécie e diferindo taxonomicamente de outras populações dessa espécie." "Uma subespécie (raça) é uma linhagem evolucionariamente distinta dentro duma espécie.

Espécie é um conjunto de populações ou um grupo de organismos que tem potencial para cruzar entre si e produzir descendentes viáveis e férteis. Essa definição é conhecida como conceito biológico de espécie e é uma das mais utilizadas, mas não é a única, como veremos mais adiante.

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos.

Para dividir os tipos caninos por meio de padrões físicos e comportamentais, a FCI (Federação Cinológica Internacional) estipulou uma lista com 344 raças, divididas em 11 categorias, de acordo com função e morfologia.

Os resultados confirmaram que o lobo cinzento é o ancestral de nossos cachorros, que começaram a viver entre os humanos na região onde hoje é a Mongólia ou o Nepal.

Características físicas. A imprevisibilidade é uma das características mais bacanas desses cães, a começar pelo tamanho, já que existe cachorro vira-lata de porte pequeno, médio e grande. Além disso, os formatos também são diversos, com orelhas eretas ou caídas, focinhos achatados ou alongados, e assim por diante.

Quando o cachorro fica isolado, pode estar sentindo desde dores, até estar passando por problemas emocionais. Muitas vezes isso pode acontecer por manha, por exemplo. Cães mimados podem ficar chateados quando não conseguem aquilo que desejam.

Border Collie

Segundo Stanley Coren, o Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo. Isso significa que a maior parte dos indivíduos dessa raça podem aprender novos comandos em menos de cinco segundos e segui-los pelo menos 95% das vezes. Ou seja, é um peludo bastante obediente e propício para trabalho.

Por ser uma mistura de raças, o vira-lata não tem características definidas a não ser sua esperteza. Existem cachorros SRD de todas as cores e tamanhos, com orelhas eretas, caídas, focinho alongado, mescla de cores, marquinhas de nascença, pelagem longa ou curta… diversidade é o que não falta nesses pets!

Corgi

Corgi é o cachorro da orelha em pé favorito da realeza britânica. Não dá para falar das raças de cachorro com orelha em pé sem mencionar o adorável Corgi, a raça de cachorro da rainha Elizabeth II.