Quanto tempo uma bactéria sobrevive no corpo humano?

Perguntado por: ppilar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

48 horas

Bactérias sobrevivem até 48 horas.

Quando um ser vivo morre, bactérias conhecidas como saprobióticas, ou decompositoras, causam o seu apodrecimento natural. É por meio da decomposição que as bactérias reciclam substâncias vitais para que essas possam ser utilizadas pelos organismos vivos. Esse fenômeno é conhecido como ciclagem de nutrientes.

Cinco patógenos – S. aureus, E. coli, Streptococcus pneumoniae, Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa – foram responsáveis ​​por 54,2% das mortes entre as bactérias estudadas. O agente associado ao maior número de mortes globalmente foi S.

Na verdade, a bactéria subverte o mecanismo fisiológico das células fazendo com que micro-organismos unicelulares se escondam dentro delas e se protejam dos anticorpos. Estudos também recentes mostram que, só em contato com a célula eucariótica, o aparelho secretor da bactéria se abre e lança proteínas de virulência.

As bactérias se reproduzem por divisão celular ou fissão binária. Durante este processo ocorre a duplicação do DNA seguido da divisão da célula bacteriana em duas células filhas. Esta divisão se dá devido a formação de um septo que começa a crescer para o interior da célula a partir da superfície da parede celular.

Na água em geral pode-se afirmar que a maioria das bactérias morre entre os 40 e 100°C. A temperatura é um dos fatores mais relevantes que afeta o crescimento e a sobrevivência dos micro-organismos.

Valéria lembra também que, entre os patógenos que mais matam, dois deles, Staphylococcus aureus e Escherichia coli, estão entre os microrganismos que naturalmente habitam o corpo humano. “São bactérias que estão presentes no nosso organismo como colonizantes na pele e no trato gastrointestinal.

Uma das principais bactérias resistentes a medicamentos é a Staphylococcus aureus, sendo a forma resistente à meticilina (MRSA) a mais comum. A MRSA é encontrada em praticamente todo o mundo, normalmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde causam sérios problemas.

Em geral, os antibióticos devem ser tomados por 7 a 14 dias — mas isso é definido de acordo com orientação médica. Vale ressaltar que, mesmo sentindo melhora no quadro, não se deve interromper o tratamento.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

intestino

A parte do nosso corpo mais colonizada é de longe o intestino, com 70% do total de bactérias, segundo o pesquisador. “Um dos motivos é que o intestino possui uma quantidade grande de nutrientes para as bactérias.

Entre os tipos fundamentais, podemos citar:

  • Bacilos: Bactérias com formato de um pequeno bastão.
  • Cocos: Bactérias de formato esférico.
  • Espirilos: Bactérias em forma de sacarrolha.