Como falar de educação ambiental?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

“A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos.

Educação ambiental é o conjunto das práticas pedagógicas de ensino e orientações informais sobre os comportamentos e atitudes necessários à preservação dos recursos naturais, envolvendo todas as ações que contemplem a manutenção da vida em suas diversas formas de flora e fauna.

No ambiente escolar, debates, apresentações e algumas palestras podem clarificar diversas ideias sobre o tema. Se a escola tiver algum espaço verde, algumas atividades podem ser desenvolvidas no local. Além disso, e num viés mais prático, os alunos podem visitar locais onde são desenvolvidas práticas sustentáveis.

Educação ambiental: como abordar a sustentabilidade com os seus...

  1. Use a tecnologia a seu favor. Computadores, smartphones e tablets já fazem parte do cotidiano das crianças. ...
  2. Crie histórias. ...
  3. Traga práticas de sustentabilidade para o dia a dia. ...
  4. Incentive o contato com a natureza.

Como promover a educação ambiental nas escolas?

  1. Desenvolvendo a responsabilidade social dos alunos. ...
  2. Incluindo educação ambiental nas salas de aula. ...
  3. Oferecendo atividades práticas e oficinas. ...
  4. Incentivando projetos sustentáveis.

O meio ambiente diz respeito ao conjunto de elementos e processos biológicos, químicos e físicos responsáveis pela vida no planeta Terra. Compreende os seres humanos e as transformações que eles impõem aos espaços naturais. É composto pela biosfera, hidrosfera, atmosfera e litosfera.

Nesse sentido, a educação ambiental tem um papel muito importante, porque forma cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade socioambiental, como a preservação dos mananciais, da mata ciliar, o descarte correto do lixo e também quanto à prestação dos serviços públicos básicos, ...

São bons exemplos de atividades da educação ambiental: Criar um lago na escola para criação de peixes; Criar uma horta para aprender a lidar com os alimentos, do plantio à colheita (que pode ser componente da merenda);

Os cinco principais objetivos da educação ambiental são:

  • Incentivo a práticas sustentáveis no dia a dia;
  • Conscientização ambiental;
  • Ações para ajudar a diminuir as causas do aquecimento global;
  • Repensar hábitos que prejudicam o meio ambiente;
  • Incentivar a população com relação à consciência ecológica.

Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. A educação, portanto, não se restringe à escola. A educação é um direito de todos e visa ao pleno desenvolvimento humano por meio do processo de ensino-aprendizagem.

Respeito a si, ao outro e ao meio ambiente; Solidariedade com responsabilidade; Compromisso coletivo com a mudança; e. Parceria com responsabilidade.

Os temas que se destacam nas pesquisas, com maior produção, são: resíduos; EA nas escolas/colégios; ecologia e sustentabilidade.

Educação ambiental formal e não formal

  • Educação Ambiental Formal.
  • Educação Ambiental Não-Formal.
  • Interface Formal/Não-Formal.

- instituições que trabalham pela preservação da água; - problemas do território relacionados ao recurso, como saneamento, poluição, falta d'água e racionamento. - a utilização da água no cotidiano, seja de forma direta ou indireta; - estratégias de economia e uso consciente da água.

A introdução de uma redação sobre o meio ambiente pode ser feita através de analogias entre a realidade e o comportamento humano ideal. Para isso, vale utilizar legislações, notícias e até mesmo dados para compor essa parte.