Quanto tempo leva para descongelar carne no microondas?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

O procedimento habitual para como descongelar no micro-ondas é o seguinte: primeiro, você precisa colocar o alimento em seu interior e, em seguida, ligar o eletrodoméstico, na potência mínima, durante 1 ou 2 minutos. Caso você tenha a opção de descongelamento já no visor do aparelho, ela também pode ser usada.

Alguns micro-ondas possuem em sua configuração a ferramenta para descongelar frango de forma específica, e você pode colocar o peso do frango que você vai descongelar. No entanto, se o seu micro-ondas não possui essa função você pode colocá-lo em potência média e descongelar por cerca de 15 minutos.

Descongelando carne vermelha no micro-ondas
É importante que você coloque a carne em um prato de bordas baixas e acompanhe o processo, pausando o tempo no micro-ondas quando necessário para virar a carne, dessa forma, você garante o descongelamento por igual de todos os lados, a depender do corte da carne.

O ideal é descongelar a carne na geladeira: coloque a peça em uma assadeira e deixe o processo acontecer no ambiente resfriado. É possível, também, descongelar pequenas quantidades no microondas.

Como descongelar carne rápido

  1. Coloque a carne em um saco plástico hermético com zíper. Remova o ar e feche o saco;
  2. Adicione a carne em uma tigela e cubra-a por completo com água fria;
  3. Troque a água a cada meia hora até que a carne esteja descongelada.

Embale a carne a ser descongelada de forma rápida em um recipiente de plástico com zip. Deixe a carne descansando na água quente por cerca de 20 minutos. Outro jeito de descongelar a carne rapidamente é usando o método da água fria, que é semelhante ao da água quente, mas tem um truque alternativo.

Em uma tigela, deixe a carne congelada marinando em vinagre branco por cerca de 20 minutos. O produto ajuda a descongelar porque aumenta a temperatura do alimento. Passado o tempo, lave a carne sob água corrente e pronto.

As baixas temperaturas inibem o crescimento de agentes de doenças infecciosas, incluindo E. coli, enquanto quando a carne é descongelada repentinamente em um ambiente quente, seu número quase duplica, o que pode levar a vários distúrbios digestivos.

Por ser uma peça grande de carne, o tempo de descongelamento pode ser de 24h ou até mais. Caso você não tenha sido possível se programar para deixar a peça descongelar naturalmente, é possível acelerar o processo utilizando apenas água.

Porém, para quem não pode contar com essa tecnologia, basta colocar a carne em um recipiente que aguente altas temperaturas e, de preferência, fundo. Ajuste a potência do aparelho entre 30 e 50% — mais que isso pode cozinhar a carne. Coloque a carne por dois minutos e em seguida, vire o lado.

Se estiver fora da geladeira durante o processo de descongelamento, partes do alimento poderão alcançar uma temperatura que incentiva o crescimento de micro-organismos. Dentro do refrigerador, o alimento vai descongelar e ficar na temperatura da geladeira, que é, no máximo, 4°C ou 5° C.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

Ao esquentar carnes processadas no micro-ondas, podemos acabar nos expondo a elementos químicos perigosos, como o colesterol oxidado.