Porque não pode descongelar carne no sol?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

- Nunca descongele carnes em temperatura ambiente ou no sol! Pode comprometer muito a segurança do alimento e aumentar a proliferação de bactérias. Descongelar carnes de maneira correta pode te salvar de alguns problemas, como: doenças transmitidas por alimentos, evitar contaminação e uma dor de barriga indesejada.

Carnes em peça podem demorar até 2 dias para descongelar, dependendo do seu peso. Uma peça de carne leva cerca de 12 horas por quilo para descongelar totalmente.

- Segundo a Anvisa, o descongelamento de alimentos deve ser feito em refrigeração, com temperatura inferior a 5 graus. Ou seja, uma das opções mais seguras para descongelar carnes é na geladeira, por isso se organize no dia anterior ao preparo para colocar para descongelar a porção desejada na geladeira.

Se estiver fora da geladeira durante o processo de descongelamento, partes do alimento poderão alcançar uma temperatura que incentiva o crescimento de micro-organismos. Dentro do refrigerador, o alimento vai descongelar e ficar na temperatura da geladeira, que é, no máximo, 4°C ou 5° C.

Água fria – nunca morna ou quente ― descongela carnes e aves rapidamente. Coloque a carne inteiramente submersa em um recipiente com água fria, trocando a água a cada meia hora. Outra opção é deixá-la sob água fria corrente, diz Blakeslee. “O método da água fria é mais rápido” que o da geladeira, afirma ela.

Em uma tigela, deixe a carne congelada marinando em vinagre branco por cerca de 20 minutos. O produto ajuda a descongelar porque aumenta a temperatura do alimento. Passado o tempo, lave a carne sob água corrente e pronto.

Quando armazenado corretamente em um recipiente hermético em local fresco e seco, a carne seca pode durar por até um mês. Na geladeira, a carne seca pode ser armazenada por até 6 meses, e no congelador dura até 1 ano.

24 horas

Recomenda-se não descongelar e congelar novamente, embora seja possível com as peças descongeladas lentamente na geladeira. Inclusive, quando completamente descongeladas, as carnes podem ficar sob refrigeração por até 24 horas.

O bife também pode ser requentado no forno. Neste caso, o ideal é cobrir a carne com papel alumínio e manter no forno aquecido em uma temperatura bem baixa para evitar que resseque.

Para um adequado descongelamento, o alimento deve ser mantido no refrigerador a temperaturas inferiores a 5°C até estar totalmente descongelado. O forno de micro-‐ ondas também pode ser utilizado, quando o alimento for preparado imediatamente.

Qualquer alimento cozido ou cru pode ser recongelado, desde que tenha sido descongelado da forma correta – na geladeira, não na pia da cozinha – e que não esteja estragado. A regra vale para carnes cruas, aves, peixes e frutos do mar, afirmou Tina.

Comida descongelada pode voltar ao freezer? Congelar alimentos aumenta a vida útil deles e desacelera a proliferação de micro-organismos, mas, ao contrário do que muitos acreditam, a baixa temperatura não esteriliza os produtos - e, por isso, retornar ao congelador o que já foi descongelado oferece riscos à saúde.

O processo de descongelamento deve ser feito de forma cuidadosa para que não haja problemas, como a proliferação de bactérias, ao longo do processo. Aqueça água em uma panela e aguarde sua fervura. Desligue o fogo. Embale a carne a ser descongelada de forma rápida em um recipiente de plástico com zip.