Porque não pode colocar água na carne?

Perguntado por: aaparicio9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

A água pode reduzir a maciez da carne e assim, ela também perde a suculência e também a textura natural. São fatores que podem interferir no sabor também.

A deterioração da carne e dos produtos cárneos é fortemente determinada pelo crescimento de bactérias na superfície da carne, pois o tecido interno do músculo é considerado estéril até o momento do corte.

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

Além de não fazer sentido, lavar a carne pode alterar a consistência e a suculência da carne e oferecer riscos para a sua cozinha. Eu explico. A água corrente retira a maciez da carne e também a sua suculência natural.

O ideal é separar um tempinho antes do preparo propriamente dito da carne para que ela fique marinando na água. Esse processo pode variar de 30 minutos a uma hora e meia.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

Ao lavar a carne, respingos de água podem espalhar bactérias pela cozinha, contaminando bancadas, utensílios e outros alimentos. Portanto, essa prática não é eficaz para eliminar bactérias e pode acabar espalhando contaminantes indesejáveis pelo ambiente.

Outras possibilidades de uso do vinagre são no ceviche, para preparar conservas, e também para conferir mais maciez e sabor em alguns tipos de carne, como peixe, frango e carne de porco.

Assim, o risco de contaminação cruzada das bactérias oriundas da lavagem frango cru é alto — explica a nutricionista, fundadora da QualiPlus Consultoria Alimentar. As bactérias mais comuns são a escherichia coli (coliformes fecais) e a salmonela, que também está presente em outros alimentos, como ovos.

Mande as bactérias para longe da carne, misture suco de limão na água em que for lavar a carne e vai matar grande parte das bactérias. Se você faz sabonete tente adicionar suco de limão, assim o sabonete vai se tornar mais eficiente na remoção de bactérias.

Para uma esterilização completa e segura, o recomendado é deixar o alimento de molho por até 10 minutos com a solução e a água. Normalmente, uma colher de sopa de água sanitária para até dois litros de água.

Por fim, é preciso saber que não é necessário higienizar a carne, seja bovina, de peixe ou de frango, com água ou qualquer outro produto. O próprio cozimento correto dos alimentos evita uma possível contaminação, pois nenhuma bactéria resiste ao calor intenso.

Não se deve lavar as carnes antes de prepará-las, pois aumenta o risco de contaminação cruzada que é a uma transferência de micróbios patogênicos (causadores de doença) de um alimento contaminado (normalmente cru) para outro alimento, direta ou indiretamente.

Marinar a carne é uma boa maneira de deixá-la mais macia e gostosa!

  1. Bicarbonato de sódio. Para deixar a carne macia, você precisa apenas despejar um pouco de bicarbonato de sódio na peça e deixá-la descansando por aproximadamente 2 horas. ...
  2. Marine com uma mistura de azeite e vinagre. ...
  3. Marine com cerveja. ...
  4. Use o limão.