O que acontece se não descongelar a carne?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

A carne pode perder suculência, mas não está estragada, não precisa jogar fora. Mas atenção se a carne foi descongelada em temperatura ambiente por mais de duas horas, ela pode ter sido contaminada.

O processo para que o bife se descongele, em geral, favorece o cozimento do produto, mas não é obrigatório que isso ocorra. O fato a se destacar é que a carne congelada que vai para a frigideira leva mais tempo para cozinhar por dentro – enquanto isso, por fora, ela fica muito cozida.

O ideal é descongelar completamente a carne, pois a superfície da peça pode estar cozida, mas o interior pode estar ainda cru e, muitas vezes, frio.

Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado. Nunca deixe a carne exposta no refrigerador, sob o risco de contaminação.

Fracione a peça antes de congelar
Caso você vá fazer o congelamento da sua peça, a ideia é fracioná-la antes de levá-la ao freezer. Com uma faca afiada, faça cortes ou bifes de acordo com a sua preferência. velocidade maior, preservando ainda mais o ingrediente.

Como descongelar carne rápido

  1. Coloque a carne em um saco plástico hermético com zíper. Remova o ar e feche o saco;
  2. Adicione a carne em uma tigela e cubra-a por completo com água fria;
  3. Troque a água a cada meia hora até que a carne esteja descongelada.

O descongelamento ideal para as carnes é feito de forma lenta, colocando as porções no refrigerador, durante 24 horas antes do consumo. Desta forma, os nutrientes do alimento são preservados. É importante não retirar a carne da embalagem em que foi congelada e nem mergulhá-la na água para acelerar o processo.

Coloque o pedaço de carne que você deseja descongelar de forma rápida no fundo da panela virada. Encha uma panela com água – pode ser em temperatura morna – e a coloque em cima da carne. Aguarde por cerca de 15 minutos. Dica: pedaços menores descongelam mais rapidamente.

“Se estiver fora da geladeira durante o processo de descongelamento, partes do alimento poderão alcançar uma temperatura que incentiva o crescimento de micro-organismos. Dentro do refrigerador, o alimento vai descongelar e ficar na temperatura da geladeira, que é, no máximo, 4°C ou 5° C.

Em uma tigela, deixe a carne congelada marinando em vinagre branco por cerca de 20 minutos. O produto ajuda a descongelar porque aumenta a temperatura do alimento. Passado o tempo, lave a carne sob água corrente e pronto.

Cheiro – Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

O cheiro é fundamental: o produto bom para o consumo não pode ter cheiro ruim e nenhum produto químico é capaz de eliminar o odor de uma carne já fora do prazo de consumo. Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias.

Basicamente, carnes e outros produtos que precisam de refrigeração não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas.

A carne deve ser descongelada com até 24 horas de antecedência, por isso, o ideal é retirá-la do congelador e transferi-la para o refrigerador. No dia seguinte, ela estará da maneira ideal para ser preparada.