Pode lavar carne congelada?

Perguntado por: dmeireles2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Não se deve lavar e temperar a carne antes de ser congelada. Apenas tire os ossos e o excesso de gordura. A embalagem ideal é o saco plástico ou de papel aderente, pois as folhas de alumínio são difíceis de soltar da carne congelada e também ocasionam ressecamento.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

"Colocar na água é um processo que acelera bastante o descongelamento das carnes", diz Bruno. "Porém, ao acelerar esse processo de descongelamento se perdem muitas vitaminas do alimento e, na grande maioria das vezes, também o sabor, pois a comida fica com um aspecto feio."

É importante não retirar a carne da embalagem em que foi congelada e nem mergulhá-la na água para acelerar o processo. Desta forma, poderá ocorrer a contaminação por bactérias.

Para uma esterilização completa e segura, o recomendado é deixar o alimento de molho por até 10 minutos com a solução e a água. Normalmente, uma colher de sopa de água sanitária para até dois litros de água.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

A carne é um alimento rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, acontece que ao ser lavada, acaba perdendo uma boa parte de seus nutrientes. Ela perde também a sua suculência. Por ser tão rica em nutrientes, a carne crua é o ambiente ideal no desenvolvimento de microorganismos.

Embale a carne a ser descongelada de forma rápida em um recipiente de plástico com zip. Deixe a carne descansando na água quente por cerca de 20 minutos. Outro jeito de descongelar a carne rapidamente é usando o método da água fria, que é semelhante ao da água quente, mas tem um truque alternativo.

Em uma tigela, deixe a carne congelada marinando em vinagre branco por cerca de 20 minutos. O produto ajuda a descongelar porque aumenta a temperatura do alimento. Passado o tempo, lave a carne sob água corrente e pronto.

Se estiver fora da geladeira durante o processo de descongelamento, partes do alimento poderão alcançar uma temperatura que incentiva o crescimento de micro-organismos. Dentro do refrigerador, o alimento vai descongelar e ficar na temperatura da geladeira, que é, no máximo, 4°C ou 5° C.

Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias. Se estiver vermelho escuro, mais amarronzada, é porque a carne ficou exposta a uma temperatura menor do que deveria e não é recomendada para o consumo.

8 meses

As carnes, mesmo congeladas ainda possuem um tempo de validade. Quando congeladas em pedaços, possuem cerca de 8 meses de validade. Já quando congeladas em bifes ou cortadas, possuem cerca de 6 meses. A carne moída, independente de seu corte possui o prazo de validade de até 3 meses.