Quanto tempo a cinomose fica no terreno?

Perguntado por: lmoreira7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Diferentemente de outras doenças caninas, o vírus pode sobreviver por até três meses no ambiente. Porém, ele não resiste a uma boa limpeza: é destruído por qualquer tipo de desinfetante.

aproximadamente 3 meses, um período muito curto se. comparado ao vírus da parvovirose, que pode ficar até dois anos no local. É importante sempre a consulta com um médico.

parvovirose

A parvovirose é uma doença canina de alta letalidade que pode comprometer a chegada dos próximos cachorros que você levar para casa, já que o vírus fica no ambiente. Apesar de alguns cães conseguirem sobreviver à doença que destrói sua mucosa intestinal, o vírus pode permanecer no local por um longo tempo.

Em ambientes contaminados pelo vírus da Cinomose, é necessário fazer uma boa limpeza com detergentes comuns.

Normalmente eliminam o vírus para o ambiente por duas semanas, mas podem eliminar por até 90 dias. Estima-se que cerca de 75% dos cães infectados sejam assintomáticos, eliminando o vírus sem sinais clínicos da doença e tornando-se uma importante fonte de infecção.

A título de exemplo, pode-se citar uma situação hipotética em que a inativação de um vírus, como o COVID-19 em humanos e o vírus da cinomose em cães, pode ser alcançada após 1 minuto de uso de desinfetantes como o álcool 70% em tecidos ou hipoclorito de sódio no ambiente.

Eles podem ter cinomose mesmo se forem vacinados contra ela.
Entretanto é preciso saber que ela não elimina 100% o risco de infecção.

O tratamento da cinomose é feito com base nos sintomas e no fortalecimento do sistema imunológico do animal para que ele combata e elimine o vírus. O tratamento é muito semelhante a quando nós mesmos temos doenças virais, ou seja, repouso, alimentação reforçada e medicamentos para os sintomas.

Corpos em decomposição podem contaminar solos e fontes de água. Se o animal tiver morrido de alguma zoonose ou de doenças contagiosas (cinomose, parvovirose, leptospirose etc.), pior ainda.

Álcool: um aliado na higienização de superfícies
O álcool é uma solução versátil e eficiente pra desinfetar áreas de maior contato do seu cãozinho. Use-o pra limpar pisos, maçanetas, brinquedos e outros objetos que ele tenha acesso.

O reforço anual da vacina múltipla (V8, V10, V11 ou V12), vai proteger seu cachorro contra cinomose e várias outras doenças. Lembrando que a primeira dose é administrada ao cão ainda quando filhote.

Retire o pet do local durante a lavagem para evitar que ele lamba a água com produto de limpeza e deixe que ele tenha acesso ao espaço somente depois de totalmente concluída, inclusive a secagem. Entre uma limpeza e outra, é importante varrer ou passar pano úmido no local para tirar sujeiras e excesso de pelos.

Infelizmente, não existe nenhum remédio para a cinomose que combata especificamente esse vírus. Por isso, o percentual de cura da doença costuma ser baixo, principalmente nos casos em que o sistema neurológico já foi afetado.