É verdade que suco de quiabo cura cinomose?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

A mensagem é #FAKE. "É fake, é fake", diz a professora aposentada Mitika Hagiwara, que durante 40 anos deu aula no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (FMV-USP). Mitika afirma que a cinomose é uma doença de difícil tratamento.

Se você quer saber como fazer suco de quiabo para cachorro, saiba que essa é uma preparação muito simples. Basta lavar bem um quiabo inteiro, cortar suas pontas e batê-lo no liquidificador com cerca de 200 ml de água. Depois, é só coar e servir para o pet em um recipiente adequado para consumo.

A cinomose tem cura, mas durante todo o período o animal poderá sofrer e ainda ficar com sequelas. Por isso, não existe uma solução melhor do que prevenir a doença com a vacinação adequada. Filhotes são os mais expostos e devem receber pelo menos três doses da vacina V8, V10 ou V12, aplicadas por um médico-veterinário.

No entanto, ele pode sim auxiliar no tratamento, pois o quiabo aumenta a saciedade do cachorro, ajudando-o a ganhar peso para se manter forte, além de auxiliar no sistema imunológico canino. Então, o quiabo ajuda o cachorro com cinomose que perdeu peso e está desidratado.

Outra forma para servir o quiabo para cachorro é dando o suco do legume. Mas isso não é algo necessário, diz Marina: “muitas pessoas optam por fazer o suco de quiabo para os pets, para que melhore a saúde intestinal, o sistema imunológico e a hidratação, por conter quantidade significativa de água em sua composição.

Ribavirina é um antiviral para tratamento da cinomose canina. O DMSO auxilia na penetração de princípios ativos e tem ação anti-inflamatório. A famotidina é um inibidor das secreções gastroduodenais, que protege o estômago. As vitaminas a e e aumentam a imunidade e melhora o quadro da doença.

A alimentação – com ou sem ovos – tem um papel muito importante durante o tratamento da cinomose em cães. Ao receber ração de qualidade, que ofereça todos os nutrientes, o organismo do cachorro poderá combater o vírus com mais força.

o fenol, solvente e amônia eliminam o vírus da cinomose, mas precisam de uma semana de intervalo entre uma aplicação e outra.

Cinomose: tratamento é essencial para o animal
Ela também recomenda a acupuntura, técnica milenar que pode ajudar o animal a voltar a andar. Seja qual for o tratamento escolhido para ajudar o seu cãozinho, a prioridade é sempre mantê-lo vacinado e com a alimentação e a saúde em dia.

Quando se depara com um caso de cinomose (suspeita) recomenda-se o tratamento sintomático, e quando atinge o sistema nervoso central, indica-se uso de vitaminas e medicamentos específicos que ajudam na resposta do organismo as lesões do vírus. O que não se sabe é como o vírus está agindo e lesando o Sistema Nervoso.

Uma das maneiras de aprender como aumentar a imunidade do cachorro é buscando por uma ração de melhor qualidade. Se você compra ração comercial, opte por uma premium ou uma super premium. Muitas vezes, na hora de comprar ração, o tutor leva em consideração apenas a quantidade de proteínas.

Em uma página do Facebook , foi compartilhada mais de 300 mil vezes a receita de como fazer o “medicamento”: “corte as pontas e o fundo de dois quiabos, coloque em um copo com água e deixe dormir, no outro dia retire os quiabos e tome a água.

Benefícios da água de quiabo
Fortalece os ossos; Pode ajudar na prevenção de anemia; Ajuda no combate a gripes e resfriados; Faz bem para a saúde de gestantes.

O alimento é rico em ferro, vitaminas A e B, gordura e aminoácidos que são essenciais ao bem-estar do pet. Além disso, o ovo contém uma substância chamada triptofano, que é responsável por diminuir a irritabilidade e a ansiedade nos cachorros. Assim você terá um animal de estimação sempre saudável e calmo em casa.