Pode fazer nebulização no cachorro?

Perguntado por: eapolinario5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Segundo o Dr. Thiego Aguilar, médico-veterinário da clínica Seres Asa Norte, em Brasília, o nebulizador para cachorro é indicado quando há necessidade de umidificação da traqueia e dos brônquios, consequentemente aumentando a lubrificação.

Sendo assim, preencha o nebulizador para cachorro com soro fisiológico na quantidade indicada pelo veterinário, coloque o medicamento se necessário e reserve o equipamento. Leve o pet até o local e comece a sessão de carinho. Quando ele estiver relaxado, ligue o nebulizador pet e continue com o reforço positivo.

É preciso levar em consideração principalmente o porte e peso do animal, mas você pode dar soro fisiológico para cachorro ou soro caseiro exatamente da mesma forma. Para casos de desidratação leve, é só oferecer o soro caseiro para cachorro direto na tigela.

Em alguns casos, é possível que o profissional indique xarope de uso veterinário para minimizar a tosse e ajudar o pet a eliminar a secreção nasal. Se os sinais estiverem mais avançados, é possível que o peludo precise ser submetido à inalação, que ajudará na eliminação da secreção nasal (catarro).

metilxantinas

As metilxantinas são broncodilatadores efetivos, dotados de propriedades anti- inflamatórias, administrados pela via oral, com velocidade de início de ação e tempo de duração de seus efeitos razoáveis.

Umedeça um algodão e passe na secreção nasal, para retirar o que está seco perto do nariz. Muitas vezes, ao fazer isso, o animal já consegue respirar um pouquinho melhor. Depois de limpá-lo, leve-o ao médico-veterinário. Ele precisará ser examinado para saber o que está deixando o cachorro com nariz entupido.

Logo, se o peso corporal do seu cão é de 5 kg, ele poderá ingerir até 300 ml de água ou soro por dia para se manter hidratado. Caso ele não beba sozinho, você pode usar uma seringa sem agulha para oferecer água ou soro para o seu pet.

Especialmente utilizado nos casos de cachorro desidratado, o soro para cachorro ajuda a repor líquidos que estão em falta no corpo do animal, seja por conta de diarreia, calor em excesso ou alguma alteração de saúde que leve ao quadro de desidratação.

Se o veterinário orientar, pode ser importante suspender a alimentação por algumas horas. Assim, oferecer água de coco pode ajudar a hidratar o pet e repor eletrólitos perdidos (sódio, potássio, cloreto e bicarbonato). Não vale somente deixar o pet sem comer! Neste caso, procure orientação o quanto antes.

A princípio, pode dar dipirona para cachorro, desde que seja prescrito por um médico-veterinário para o alívio de sintomas, como febre e dores moderadas no pet. Caso seja oferecido da maneira errada ou na dose inadequada, o medicamento pode causar intoxicação ou lesões medicamentosas no animal.

Chá de menta: umas gotinhas de chá de menta, com uma seringa (sem agulha) diretamente na boca do cachorro, vão ajudar a descongestionar as vias respiratórias, uma vez que este chá tem propriedades expectorantes e descongestionantes.

O cachorro que ronca também pode ser sinal de alergias, rinite ou sinusite, além de infecções no trato respiratório. Quando a causa do cachorro que ronca é um problema no sistema respiratório, é importante ficar alerta se o cachorro está com dificuldade para respirar também.

Sintomas da pneumonia em cães

  • Tosse úmida;
  • Respiração acelerada;
  • Secreção ocular e nas narinas;
  • Febre;
  • Perda de peso e diminuição do apetite;
  • Vômitos;
  • Boca e língua com tons azulados;
  • Latidos roucos.

Inalação em cachorro só deve ser feita com a indicação de um veterinário. A inalação em cachorro é um método seguro e não invasivo, evitando a necessidade de procedimentos mais complicados, como a administração de medicamentos por via oral ou injeção.

Oxigênio. O oxigênio pode ser administrado a cães no caso de problemas graves, e, portanto, os cães desidratados provavelmente receberão líquidos intravenosos. Alguns cães também podem se beneficiar de um umidificador para manter o ar úmido enquanto se recuperam com bastante descanso na cama.

O principal sinal clínico é a tosse, que pode se confundir com diversas outras doenças. Ela pode ser produtiva, seca ou alternada entre seca e produtiva.