O que fazer quando o cachorro Broncoaspirar?

Perguntado por: oalvim9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Deixe que o veterinário administre a terapia de suporte.

  1. Oxigenoterapia para aumentar os níveis baixos de oxigênio no sangue.
  2. Medicação para facilitar a respiração (broncodilatadores).
  3. Fluidos intravenosos para reidratação.
  4. Antieméticos para evitar vômitos.

A inalação de secreções e fluídos para o trato respiratório inferior e laringe pode resultar em pneumonia aspirativa, também conhecida como pneumonia por broncoaspiração e outros nomes.

Os principais sintomas de broncoaspiração podem ser:

  1. Tosse ou engasgo;
  2. Regurgitação;
  3. dor ou impossibilidade de engolir;
  4. problemas para falar;
  5. excesso de saliva.

Se algum dos filhotes não respirar direito, ou seja, se o som da sua respiração parecer congestionado, a primeira coisa que você deve fazer é baixar a sua cabeça e deixá-lo de barriga para baixo, já que a ação da gravidade o ajudará a respirar.

Os sintomas de pneumonia por aspiração incluem dificuldade respiratórias, dificuldade em engolir, tosse, febre, secreção das vias nasais (normalmente catarro purulento que saem de ambas as narinas), respiração acelerada, coloração azulada da língua e pele (cianose) e uma possível fraqueza.

Quando o cachorro tosse como se estivesse engasgado, pode ser um episódio rápido do qual ele se recupera logo em seguida, geralmente após a eliminação do líquido ou alimento ingerido de forma errada e rápida. Nesses casos, não é necessária nenhuma intervenção.

Ver um cachorro engasgado é desesperador para qualquer pai ou mãe de pet. A situação acontece quando alguma coisa está obstruindo a passagem de ar, normalmente porque o cão comeu ou mordeu algo que não devia ou se alimentou rápido demais, fazendo com que a comida fosse parar no lugar errado.

Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho.

As possíveis consequências incluem pneumonite, pneumonia e atelectasia. Para o correto manejo é de suma importância para o médico assistente fazer sua correta distinção.

Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente. Se o objeto estiver causando um bloqueio importante nas vias aéreas, estes sintomas ocorrem de repente e requerem tratamento imediato em um departamento de emergência.

metilxantinas

As metilxantinas são broncodilatadores efetivos, dotados de propriedades anti- inflamatórias, administrados pela via oral, com velocidade de início de ação e tempo de duração de seus efeitos razoáveis.

Definição. A pneumonia por aspiração é decorrente da inalação de conteúdo orofaríngeo nas vias aéreas inferiores, conduzindo a lesão pulmonar e a infecção bacteriana. Ela ocorre comumente em pacientes com estado mental alterado que apresentam diminuição no reflexo de gag ou de deglutição.

Para combater os quadros de infecção, devem ser utilizados antibióticos indicados pelo(a) médico(a) veterinário(a) competente. Corticóides de curta ação podem ser utilizados em dose única para combater a inflamação nos casos superagudos. Para acompanhar o quadro, podem ser realizadas radiografias seriadas do tórax.

Caso nenhum batimento tenha sido detectado, deve-se deitar o animal do lado direito, manter a boca dele fechada e assopar no focinho, semelhante a respiração boca a boca. Depois, atrás do cotovelo do cão, o tutor deve fazer a massagem cardíaca, sendo um sopro para cada cinco compressões no tórax.