Quando o engasgo é perigoso?

Perguntado por: sfelix7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Se a criança não está respirando, não emite som e ainda se estiver ficando roxa, leve-a imediatamente ao pronto-socorro.

Uma pele arroxeada é sinal de que o engasgo está impedindo a passagem de ar, o que pode fazer com que uma pessoa tenha uma parada respiratória, um desmaio ou levar a situações ainda mais graves.

Geralmente, ele acaba espontaneamente após segundos, mas o engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

O sinal clássico de que a pessoa está sufocando é levar as mãos ao pescoço e gesticular por ajuda. Fique atento aos sinais de engasgo grave, como: dificuldade para tossir e para falar, pânico e cianose (pele, lábios ou unhas azuladas).

As consequências podem ser graves, como desnutrição, desidratação, isolamento social e também complicações respiratórias sérias. Dentre as complicações respiratórias, podemos destacar as pneumonias aspirativas de repetição e até a asfixia (morte por falta de ar).

Segundo ela, “para pessoas adultas, costumamos fazer a manobra de Heimlich. Colocar a mão em punho sobre o estômago e com força dar um golpe de baixo para cima. A força desse movimento possibilita que o paciente consiga expelir esse corpo estranho que está em via aérea”, disse.

Com a outra mão a segurar o punho pressiona-se o punho em direção ao diafragma – ou seja, para dentro e para cima. Este gesto comprime os pulmões e exerce pressão em qualquer alimento (ou outro objeto) que esteja preso na traqueia ou na faringe. No fundo, causa uma tosse artificial na pessoa que está a engasgar-se.

Passar por isso vez ou outra não é algo preocupante e pode ser um problema causado pela falta de mastigação ou pela ingestão de ar. O engasgo constante, contudo, pode ser um sintoma de problemas gastrointestinais, pneumológicos ou mesmo neurológicos.

O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

Sinais de que uma pessoa está sofrendo um engasgo

  • tosse intensa;
  • dificuldade para falar;
  • respiração ruidosa;
  • chiado;
  • inquietação;
  • levamento das mãos ao pescoço como se estivesse sufocada.

OBSTRUÇÃO PARCIAL OU LEVE:
paciente apresenta tosse com pequeno desconforto respiratório; ainda há passagem de ar pela epiglote consegue falar e pedir ajuda.

- A vítima leva as mãos à garganta; - Inquietação; - Tosse; - Respiração com dificuldade.

Problemas neurológicos
Problemas neurológicos, como derrames, lesões cerebrais ou doenças neurológicas, como a doença de Parkinson, podem afetar a capacidade de engolir. Esses problemas podem afetar a coordenação dos músculos usados na deglutição.

Atrás da vítima coloque uma das mãos sobre a região da “boca do estômago” e com a outra mão, comprima a primeira mão, ao mesmo tempo em que empurra a região dentro e para cima, parecendo que está levantando a pessoa; Continue o movimento até que a pessoa elimine o objeto que está causando a obstrução.

O engasgo é uma manifestação do corpo que objetiva desobstruir a laringe. Tosse, dificuldade para respirar e para falar e respiração ruidosa são alguns sinais de engasgo. O engasgo é uma situação perigosa que pode levar um indivíduo à morte caso não seja socorrido adequadamente.

Se você tem um pedaço sólido de comida alojado em seus pulmões, você pode precisar remover o objeto com um broncoscópio, um instrumento que entra em seus pulmões através de sua boca, para recuperar o objeto.