Porque tem que levantar os braços quando engasga?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

O movimento dos braços influencia o movimento do pescoço e tronco da criança. O que, por sua vez, pode fazer o alimento que está provocando o engasgo se deslocar e bloquear as vias aéreas.

Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.

Um engasgo acontece quando o alimento ou a saliva entram na via aérea, em direção aos pulmões ao invés de seguir o trajeto pelo esôfago, em direção ao estômago. Como reação de proteção, a tosse é acionada como uma tentativa do organismo de expulsar este corpo estranho da via aérea.

Segundo ela, “para pessoas adultas, costumamos fazer a manobra de Heimlich. Colocar a mão em punho sobre o estômago e com força dar um golpe de baixo para cima. A força desse movimento possibilita que o paciente consiga expelir esse corpo estranho que está em via aérea”, disse.

Técnica para crianças e adultos:
Una e prenda as duas mães acima do umbigo. Uma mão permanece fechada e a outra pressiona, comprimindo o abdômen com força por cinco vezes. O objetivo é comprimir o diafragma para ajudar a criança a expelir o corpo estranho - essa manobra é chamada de "abraço da vida".

Engasgos, na maioria das vezes, cessam espontaneamente após segundos.

O procedimento padrão para bebês é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão. Já em menores acima de 1 ano, adultos e idosos, o recomendado é a manobra de Heimlich, uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.

Engasgo por alimento
Corte os alimentos em pedaços pequenos ao oferecer à criança; Não ofereça alimentos redondos e duros, como uvas, pipoca, cenoura crua e nozes; Ensine a criança a mastigar; Ensine a criança a comer sentada e com a boca fechada, isso evita que ela tente falar e comer ao mesmo tempo.

Por que nos engasgamos com a saliva? Antes de mais nada, saiba que esse tipo de acidente ocorre de vez em quando. De acordo com Rogério Alves, gastroenterologista e hepatologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo explica que o engasgo é resultado do relaxamento dos músculos responsáveis pela deglutição.

Isso pode ocorrer porque, com o relaxamento dos músculos da garganta (assim como favorece o refluxo), o caminho do ar pode ser estreitado entre as paredes da faringe e a língua.

Alguns dos sintomas que podem estar associados à pneumonia por aspiração são:

  1. Dor no peito.
  2. Tosse com expetoração purulenta (com pus)
  3. Tosse com sangue ou pus.
  4. Falta de ar.
  5. Respiração ofegante.
  6. Febre.
  7. Fadiga.
  8. Confusão mental.

Se a sensibilidade da laringe, pregas vocais e/ou traqueia estiverem adequadas você vai sentir desconforto e tossir com força a ponto de tirar este alimento desta região direcionando para o “canal correto “ ou seja, região esofágica.

Sinais de alerta

  1. Dor no pescoço ou na garganta.
  2. Perda de peso.
  3. Início súbito.
  4. Dor, engasgo ou dificuldade em engolir. Na disfagia, alimentos e/ou líquidos não se movem normalmente da garganta (faringe) para o estômago. ...
  5. Refluxo (regurgitação. ...
  6. Fraqueza muscular.
  7. Uma massa no pescoço. ...
  8. Piora progressiva dos sintomas.