Como chama a quinta unha do cachorro?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Você já sabe quantos dedos tem um cachorro. Podemos encontrar o quinto dedo nas patas traseiras dos cachorros na genética de uma série de raças concretas e com motivos de adaptação ao meio ambiente também muito específicos. É o chamado esporão ou ergô.

O quinto dedo, chamado esporão ou presunho, localiza-se na parte interior da pata da frente. Este dedo tem uma particularidade, o facto de não tocar o solo. Nas patas traseiras, os cães podem ter ou não ter o esporão e este varia desde um dedo completamente desenvolvido até uma formação apendicular com uma unha.

Entenda como é a anatomia da unha de cachorro
O sabugo é uma rede macia de vasos sanguíneos, que suprem a unha com nutrição e fluxo sanguíneo, uma estrutura altamente sensível. Quando as unhas são claras, o sabugo é bem mais visível e você pode identificá-lo como uma região rosada.

“Apesar de os cães não poderem articular os dedos como nós, estes são de extrema importância, pois sustentam o peso do pet e fornecem equilíbrio durante a locomoção”, explica a Dra. Tuany. O quinto dedo é chamado de ergô e, embora não seja tão importante para o equilíbrio, é usado para segurar melhor os objetos.

Mesmo que algumas raças sejam mais predispostas do que outras, o quinto dedo pode aparecer em qualquer canino, pois se trata de uma má formação genética. É um problema simples e facilmente resolvido, mas sua presença pode desencadear algumas complicações na saúde.

Segundo a veterinária Camila Guernelli, o nascimento de seis dedos nas patas traseiras é uma característica muito comum entre os cachorros. “É um dedo que, normalmente não encosta no chão, fica pendurado. Para o cachorro não traz problemas, já que é mais uma questão estética.

Ossos que formam a pata de cachorro
Você sabia que a pata do cachorro é formada por vários ossos? O chamado “pé anatômico” é constituído de carpo (punho, que é formado por ossos curtos), metacarpo e falanges (são os dedos do pet).

Os cachorros também têm dedos como os humanos. Afinal, as estruturas onde nascem as unhas são chamadas popularmente de falanges dos dedos. No caso dos cães, eles possuem 5 dedos nas patas dianteiras e 4 dedos nas patas traseiras. Algumas raças têm 5 dedos nas patas traseiras.

No caso de cães com unhas claras, é mais fácil localizar o sabugo, isto é, aquela parte da unha mais rosada que se for cortada pode sangrar e causar muito incômodo ao animal.

Um exemplo é a identificação do sabugo: ao contrário das unhas clarinhas, o sabugo da unha preta do cão é identificado em sua “ponta”. Conforme a unha do pet é aparada, em determinada altura começam a surgir anéis acinzentados. Eles indicam o momento de parar o corte para não machucar o cãozinho.

Assim sendo, pode cortar unha de cachorro sem medo. Afinal, as unhas do cachorro são semelhantes as nossas. Logo, elas podem ser cortadas sem nenhum problema, desde que com cuidado e atenção.

A unha do quinto dedo, localizado um pouco mais acima dos pés do cão não se desgasta com passeios, e por isso, é preciso ficar atento e apará-la sempre que estiver se destacando demais. “Ela pode crescer em direção à perna do cão, perfurando e infeccionando” explica o veterinário.

Num passeio habitual, basta existir algum objeto no chão, por exemplo, um vidro partido, que, ao pisar, causará um corte nas almofadas das patas. Perante esta situação, o patudo tem de ir rapidamente ao médico veterinário. O profissional terá de avaliar e, se for o caso, irá suturar a ferida para melhor cicatrização.

Mesmo não parecendo um problema tão grande, a unha de cachorro inflamada, na maioria das vezes, indica uma complicação séria com o bichinho. Além disso, essa parte do corpo é responsável pela sustentação e pela movimentação do animal. Sem contar que ela também serve como um mecanismo de defesa.

O famoso e artificial osso de couro deve ser evitado porque pode causar fortes alergias, diarreia, vômito, gastrite e intoxicação, já que a soda cáustica é utilizada para que o couro fique bem branquinho. Esse tipo de osso para cachorro faz mal também porque ele fica gelatinoso em contato com a saliva.