Como fazer o gato vir quando chamar?

Perguntado por: rcamacho7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

É claro que são importantes os elogios e carinhos, mas os petiscos são fundamentais para acostumar seu animalzinho de que precisa vir quando você chama. Isso costuma motivá-los. Nesse cenário, conte com algum alimento que ele goste, como atum, sardinha, carne, etc.

Sempre que chamar o gato, recompense-o!
Sempre o chame primeiro e logo em seguida mostre a recompensa, só assim ele vai associar você chamando o nome dele com uma coisa boa, em vez de associar a coisa boa só com o barulho dos petiscos ou do sachê abrindo.

Tem quem goste de chamar gato emitindo o som de “pss pss”, mas você também pode usar a sua criatividade para chamar a atenção do bichano. Apelidos - desde que eles não sejam usados para outras coisas - e comandos específicos para gatos como “aqui, gatinho” ou “cadê o gatinho” também são uma boa ideia.

Os gatos querem agradar seus donos e uma das maneiras de assim fazê-lo é trazendo “presentes”. Esta surpresa poderá incluir ratos e animais de pelúcia ou até mesmo sapatos e sandálias (não é uma coisa só de cachorro). Este truque funciona principalmente se o gato quer atenção.

Outros dizem que os felinos ignoram os chamados de seus tutores porque não são animais tão amorosos e envolvidos. Mas, na verdade, a questão é mais simples. Os gatos, ao contrário dos cães, não gostam de atender a um chamado que pode ser prejudicial a ele.

Aprenda 4 truques para adestrar um gato

  1. Pegue um petisco;
  2. Atraia a atenção do gato para o petisco;
  3. Abaixe o petisco até que o gato sente;
  4. Diga: “senta!”;
  5. Dê o petisco ao bichano;
  6. Faça carinho e elogie o comportamento,
  7. Após algumas repetições, o gato deverá sentar sem petiscos.

Assim como os cães, os gatos sabem ler nossas expressões faciais com muita facilidade, e muitas vezes eles ficam nos encarando tentando adivinhar o que estamos querendo “falar” com as nossas expressões, nossos olhares etc. Os gatos pode ficar nos encarando por vários motivos: Pedido de atenção. Chamar para brincar.

Não há uma resposta definitiva sobre quantos dias um gato pode ficar desaparecido e viver sem o tutor. Porém, acredita-se que o felino possa sobreviver por até um mês sem comida ou água. Se ele estiver fora há mais tempo que isso, é possível que esteja se alimentando de alguma forma.

Normalmente odeiam os sons muito fortes e agudos e costumam preferir música com ritmo constante e sem sobressaltos. Provavelmente por isso os instrumentos dos quais os gatos mais gostam são a arpa e o piano.

Por que os gatos têm medo de fogos de artifício? Quando o som de fogos de artifício ou relâmpagos explodem no céu, o barulho causa medo nos bichanos por um motivo muito simples: a audição deles é muito apurada, podendo alcançar até 65.000 Hz. Para comparar, os humanos só conseguem ouvir até 20.000 Hz.

Mas, afinal de contas, por que os gatos atendem o 'pspsps'? Em um artigo sobre o motivo dos gatos respondem tão bem ao som do 'pspspsps', a dra. Ahna Brutlag da Pet Poison Helpline disse à RD: “É um som abrupto que muitas vezes não é encontrado em um ambiente típico, portanto, é “atraente”.

Como o gato reconhece o seu dono (ou melhor, seu tutor)?
Os gatos se relacionam conosco usando todos os seus sentidos e, com tudo isso, eles inventam uma imagem e elaboram suas memórias. Além disso, eles são muito apegados às suas rotinas e é fácil que se estressem por mudanças que nos parecem insignificantes.

A especialista ainda explica que é importante associar o 'psss psss psss psss' a algo positivo para os gatos, como um carinho, assim ao invés do instinto predatório do ataque, ele provavelmente vai se esfregar nas suas pernas, que é algo que normalmente acontece nesse tipo de caso.