Como resfriar o corpo do cachorro?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

A água gelada ajuda a resfriar o corpo e baixar a temperatura do organismo. Aliás, dar um gelo para ele brincar é uma ótima ideia! Para os que gostam, água de coco é uma ótima pedida. Além disso, lembre-se de carregar uma garrafinha de água para seu cachorro sempre que sair para passear com ele.

Chamada de hipertermia não-febril, essa condição não decorre de nenhuma infecção ou inflamação. A situação é comum quando cachorros sentem calor excessivo e incontrolável. Além do mais, o problema é sério e deve ser tratado imediatamente, pois, infelizmente, pode colocar a vida do animal em risco.

A resposta é simples: sim, mas com muito cuidado. Os animais possuem poucas glândulas sudoríparas, que são as responsáveis pela produção de suor e regulação de temperatura do corpo. Dar gelo para o pet é uma forma de o proteger no verão, pois regula a temperatura do seu organismo e aumenta o consumo de água.

Os cães podem beber água gelada à vontade, sem nenhum risco para a saúde. Inclusive, trata-se de uma boa maneira de ajudar o seu pet a aliviar os dias quentes de verão.

A língua para fora e a respiração ofegante, portanto, estão entre os primeiros sintomas de que o pet está com calor. Quando o cachorro se encontra em situações extremas e não consegue baixar sua temperatura, esse processo de taquipneia pode dar início a um quadro de desidratação, levando a um colapso respiratório.

Os cães se refrescam quando ofegam
Em um dia quente, os cães se resfriam ofegando, pois essa ação permite que eles evaporem a umidade da língua e do revestimento dos pulmões. Quando o ar passa sobre o tecido molhado, resfria o cão. Alguns cães só ofegam porque têm focinhos curtos.

Sim, cachorro pode dormir no escuro, aliás, é até melhor do que descansar com a luz ligada, pois assim seu filho de quatro patas pode cochilar melhor. Assim como para nós, a claridade pode atrapalhar a hora do descanso.

Veja quais raças de cachorro que mais sentem frio: Whippet. Dachshund. Huskys Siberiano.

o Labrador Retriever

Tosar cachorro no verão em raças como Spitz Alemão, Akita e outras com pelagem dupla, pode, na verdade, favorecer queimaduras e alopecia canina. Por ser a raça mais popular do Reino Unido, o Labrador Retriever foi o pilar da pesquisa para identificar as que mais sofrem com o calor excessivo.

Também nunca ofereça água ou alimento de imediato se o cachorro começar a ficar extremamente ofegante e agitado, pois isso pode causar engasgos. “Só reforçando que, em dias quentes, não se deve levar o animal para passeios longos.

Liberação de serotonina e regulação do sono
Outra substância associada aos banhos de sol, a melatonina é um hormônio derivado da serotonina, que ajuda a regular o sono. Sendo assim, por se sentirem bem, essa se torna uma das razões porque cachorro fica no sol.