Como ver se o cachorro está com febre pelo focinho?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Basta encostar as mãos (limpas) no focinho e perceber se ele está seco e quente. Você também pode verificar a temperatura das orelhas: caso também estejam quentes, é muito provável que o cão pode esteja com febre.

Sinta o focinho do cão.
Se ele estiver com o focinho quente e revestido de corrimento nasal amarelo ou verde, provavelmente há febre e uma infecção. Essa condição pode determinar que o pet possui uma infecção respiratória, apesar de ser algo evidente apenas em casos mais sérios.

A febre pode se manifestar de diferentes formas no corpo do cachorro, e uma delas tem a ver com a temperatura do focinho e das orelhas do animal. Por isso, se você tocar nessas regiões e sentir que elas estão mais quentes do que o normal, vale a pena conferir como está a temperatura do corpo do animal.

Além de passar uma toalha molhada no corpo do animal, uma boa dica é manter o cão hidratado enquanto se prepara para ir ao veterinário. O consumo de água ajuda a manter a temperatura de um cachorro com febre controlada.

O que pode causar febre em cachorro? Assim como acontece com nós humanos, as causas mais comuns de febre em cachorro são as infecções por bactérias, fungos ou vírus. Dessa forma, algumas doenças como gripe e otite, por exemplo, podem deixar um cão febril.

Focinho quente de cachorro pode ser sinal de febre
Essas características deixam o nariz dos pets em perfeita condição para sentir odores e controlar a temperatura corporal. Dessa forma, um cachorro com focinho quente pode ser sinal de febre. É importante verificar também outros sintomas, como apatia e falta de apetite.

As orelhas e o abdômen dos cães não costumam esquentar tanto, então, se você está achando seu animal molinho e sentir que ele está muito quente ao pegar nesses lugares, ele deve estar com febre. Além disso, se o animal apresentar tremores pode significar que a febre já está muito alta.

No caso dos pets, o uso da dipirona para cachorro pode ocorrer para tratar febre, dores leves a moderadas que envolvem tecidos moles como o trato digestivo e urinário, espasmos de musculatura e cólicas.

Dicas caseiras para baixar febre alta

  1. Use roupas leves e folgadas;
  2. Fique em locais bem arejados;
  3. Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
  4. Tome banho com água morna;
  5. Beba bastante água e líquidos em geral.

Vocês sabiam que os cachorros podem apresentar temperatura um pouco mais elevada do que os seres humanos? Verdade! No entanto, se o pet estiver quente e possuir sintomas como apatia, nariz seco ou escorrendo, vômitos e diarreia, ele pode estar com febre.

A recomendação geral é oferecer uma gota por quilograma de peso do animal, com o limite máximo de 35 gotas. Se necessário, repetir a dosagem a cada quatro ou seis horas. Em alguns casos, o médico veterinário também pode alterar essa quantidade, dependendo das condições do pet.