Como deve ser a temperatura do nariz do cachorro?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Bom, ao contrário dos seres humanos, os animais costumam ter uma temperatura mais alta mesmo. Enquanto para nós, 36ºC é normal, para os cães, entre 38ºC e 39,3ºC é considerado absolutamente normal.

O focinho do cachorro gelado e úmido é perfeitamente normal. Essas características deixam o nariz dos pets em perfeita condição para sentir odores e controlar a temperatura corporal. Dessa forma, um cachorro com focinho quente pode ser sinal de febre.

Basta encostar as mãos (limpas) no focinho e perceber se ele está seco e quente. Você também pode verificar a temperatura das orelhas: caso também estejam quentes, é muito provável que o cão pode esteja com febre.

Como a pele fica bem quente nos casos de febre (tal como nos humanos), é comum também que outra região fique quente: as orelhas. Como é uma área que não é coberta por pelos, é possível passar a mão e identificar se ela está mais quente que o normal.

Para saber o que aconteceu com o cachorro com focinho quente e inchado, o tutor precisa levar o animalzinho para ser examinado pelo médico-veterinário. É importante ir logo, pois se ele tiver sido picado por um animal peçonhento, por exemplo, precisa de atendimento rápido.

Principais sinais de que o cachorro está com dor

  1. Perda de apetite. A perda de apetite é um dos principais sinais de que o cachorro está com dor no estômago, intestino ou outra região do sistema digestivo. ...
  2. Vocalização (uivos, choro ou gritos) ...
  3. Isolamento. ...
  4. Agressividade. ...
  5. Lambidas excessivas.

Cada ciclo de respiração inclui uma inspiração e uma expiração. Geralmente, cães adultos têm entre 10 – 40 movimentos respiratórios por minuto, enquanto que os gatos adultos podem realizar entre 20 – 40 movimentos respiratórios por minuto.

dipirona

A dipirona para cachorro é capaz de abaixar a febre do animal. O cachorro pode tomar dipirona em casos de febre porque, assim como acontece com os humanos, o medicamento tem ação anti-térmica e reduz a temperatura do cachorro com febre. O medicamento também funciona como analgésico em cães e ajuda a aliviar dores.

Ao notar o nariz do cachorro escorrendo, saiba que isso é um sinal de que há algo de errado. Em caso de problemas respiratórios é esperado que ele apresente coriza. “Uma secreção nasal transparente, purulenta, esverdeada e às vezes até sanguinolenta”, explica a Dra. Valéria Correa, médica-veterinária da Petz.

Conheça a temperatura corporal média canina
Conforme explica a Dra. Bruna, o calor corporal do cão é mais elevado que o nosso, podendo variar de 37,5°C a 39,3°C. Assim, é considerada febre canina quando o resultado está acima de 39,3°C. Já a hipotermia é constatada quando o cão apresenta menos de 37°C.

A resposta é sim. A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!

Calibre o termômetro auricular veterinário.
Geralmente, ele será calibrado de modo automático; basta ligá-lo e aguardar alguns segundos até que ele emita sinais sonoros. Nunca use termômetros de vidro para medir a temperatura pela orelha do cão, já que o resultado não será preciso.

Por exemplo, é possível saber se o cachorro está com febre caso ele apresente: Focinho quente e seco. Orelhas quentes. Letargia, desânimo, falta de energia, cansaço.

Sintomas da gripe canina

  1. Tosse (úmida e seca)
  2. Espirros.
  3. Corrimento nasal.
  4. Corrimento nasal purulento.
  5. Olhos lacrimejantes.
  6. Febre.
  7. Letargia.
  8. Dificuldade para respirar.

O focinho de um cão muda naturalmente de úmido e frio para quente e seco várias vezes ao longo do dia. Na maioria das vezes, um focinho de cão seco é um fenômeno físico completamente normal.