Quando a calopsita entra no cio?

Perguntado por: lbarbosa . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Qual é o período de reprodução da calopsita? Em geral, calopsitas fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 12 meses. No entanto, especialistas recomendam que reproduções ocorram somente a partir dos 18 meses. Antes disso, são maiores as chances de a calopsita ter problemas ao botar os ovos.

Ritual de acasalamento de calopsitas
A fêmea, por sua vez, emite uma vocalização muito característica de que “aceita” o parceiro e imediatamente inclina o rabo para cima e o corpo para baixo, em sinal de que está pronta para o acasalamento.

Calopsita adora atenção
Ela é carente e gosta de uma boa companhia. Se estiver presa na gaiola por algum tempo, sem ninguém por perto, nem outra parceira junto, ela vai chiar. Por isso, tente não deixar seu pássaro muito tempo sozinho, a não ser que esteja descansando, quando, de fato, ele quiser privacidade.

Como acalmar um calopsita gritando?

  1. Faça carinho na cabeça;
  2. Brinque com a ave sempre que possível;
  3. Passe momentos conversando com ela;
  4. Ofereça os dedos como poleiro;
  5. Deixe a gaiola em um local tranquilo e arejado;
  6. Coloque sempre a fruta predileta na gaiola.

A reprodução pode ser realizada a partir de 12 meses, durante todo o ano, mas é aconselhável tirar apenas duas ou três ninhadas por ano. As Calopsitas têm uma postura de quatro a sete ovos, com incubação de 17 a 22 dias. Os filhotes devem ser separados dos pais com oito semanas de vida.

Canto de calopsita X linguagem sonora
Gritinhos; Assobios; Palavras; Grunhidos.

Por isso é super recomendado criar duas calopsitas juntas para que sejam companheiras. Outra característica marcante é a sua inteligência e algumas aves machos podem imitar sons e acabar reproduzindo algumas palavras ditas com frequência pelos humanos da casa, assim como os papagaios.

Cuidados com a alimentação da calopsita
Calopsita pode comer fruta e, entre as que ela mais gosta, está a própria banana, mamão, pera e maçã — desde que preparados corretamente, sem sementes.

primavera

Uma vez que tenha atingido a maturidade sexual, a calopsita pode se reproduzir durante o ano todo, em qualquer época. Na natureza, o mais comum é que as reproduções ocorram na primavera e no verão, quando, graças às chuvas, é mais fácil encontrar alimento para os filhotes e material para a construção do ninho.

Sombras próximas da gaiola, luzes piscando, fachos de luz ou barulho podem assustar a sua calopsita durante à noite, fazendo com que elas tenham o terror noturno. Durante esse período, ela poderá se debater na gaiola e ficar muito assustada. Tente acalmá-la e analise a gaiola.

Outro fato importante é que quando são duas fêmeas, ambas podem acabar botando ovos, inclusive, simultaneamente no mesmo espaço. E quando são dois machos, eles podem conviver tranquilamente, em amizade e sem disputa territorial. A companhia não precisa, necessariamente, ser do sexo oposto.