O que assusta a calopsita?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Sombras próximas da gaiola, luzes piscando, fachos de luz ou barulho podem assustar a sua calopsita durante à noite, fazendo com que elas tenham o terror noturno. Durante esse período, ela poderá se debater na gaiola e ficar muito assustada.

Outra das curiosidades sobre calopsitas é que essas aves podem ter pesadelo e, também, terror noturno. Isso acontece por conta de sombras, barulhos e, até mesmo, insetos, que podem assustar o pequeno animal enquanto ele dorme. Para que seu bichinho não sofra com isso, procure manter sua gaiola em um local tranquilo.

“Animais podem se estressar com ambiente novo, pessoas novas, barulhos altos, como gritos, e em muitas outras situações. O “susto” pode ser fatal não só para os pequenos mamíferos, mas também para as aves de estimação”, alerta a médica veterinária.

Calopsita tremendo de medo
Isso acontece porque, mesmo sendo bem tratadas, elas ainda não se familiarizaram com o ambiente, portanto, ainda podem se sentir ameaçadas. Nesses casos, é comum notar que a calopsita fica tremendo e tentando fugir. No entanto, quando ela se acostumar com o novo lar, os tremores vão passar.

Existem regiões em que a calopsita não gosta de ser tocada e, por isso, devem ser evitadas, como o peito e os pés. Nas fêmeas, o tutor deve evitar também fazer carinho nas costas, debaixo das asas, sobre as asas e na parte de cima e de baixo da cauda.

12 horas

De acordo com os especialistas, as calopsitas precisam de 10 a 12 horas de sono por dia para se sentirem descansadas.

Como acalmar um calopsita gritando?

  1. Faça carinho na cabeça;
  2. Brinque com a ave sempre que possível;
  3. Passe momentos conversando com ela;
  4. Ofereça os dedos como poleiro;
  5. Deixe a gaiola em um local tranquilo e arejado;
  6. Coloque sempre a fruta predileta na gaiola.

As causas da depressão em aves
“As causas mais comuns de alterações comportamentais relacionadas à depressão, apatia e estresse são mudanças na rotina e no ambiente da ave, ou seja, mudanças relacionadas à localização da gaiola, alimentação, brinquedos e sono adequado.

Calopsita adora atenção
Ela é carente e gosta de uma boa companhia. Se estiver presa na gaiola por algum tempo, sem ninguém por perto, nem outra parceira junto, ela vai chiar. Por isso, tente não deixar seu pássaro muito tempo sozinho, a não ser que esteja descansando, quando, de fato, ele quiser privacidade.

O processo para acalmar a calopsita, muitas vezes, pode demorar dias ou até semanas. Uma das maneiras que trazem maiores resultados e procurar se movimentar e falar de maneira suave, transparecendo calma e confiança. Antes de soltala, peca para um profi ssional aparar as suas asas, assim, ela nao voará alto.

Falta de atividades. Calopsitas gostam de brincar, e a falta de atenção pode fazer com que fiquem estressadas. Portanto, dê bastante atenção a elas e compre ou faça brinquedos novos.

A calopsita gosta de carinho, inclusive em um lugar em especial. Em geral, os psitacídeos preferem receber carinho na cabeça pelo grande relaxamento causado. Assim, aquela famosa “coçadinha”, em muitos casos, pode ser a melhor maneira de demonstrar afeto à sua ave querida.

Então ela interage porque acha que o dono é do seu bando, ela pensa que é da mesma espécie”, explica. O criador diz que, depois de uma a duas semanas com o dono, ela já reconhece sua voz. As calopsitas são muito inteligentes. Um de seus dotes mais famosos é imitar assobios.

O espirro contínuo e as narinas com secreção podem deixar a calopsita muito nervosa. Gaiola inadequada, má alimentação e falta de interação também são falhas dos tutores, que podem ser fatais, mas perfeitamente evitáveis.

A calopsita gosta muito de interagir com as mãos de seu tutor, de ser chamada para vir voando ou correndo ao seu encontro. Também gosta de brincar com outras calopsitas, de cutucar umas às outras, subir no rabinho da outra para ser arrastada por ela, entre outras provocações.

O hábito de beijar a sua ave, de deixar que ela bique a. sua boca, faz com que as bactérias da sua boca. passem para sua ave e isso pode gerar infecções. gravíssimas!