Pode dar dipirona para cachorro com cinomose?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

A resposta é sim! Esse medicamento muito utilizado para aliviar esses sintomas em pessoas também pode ser prescrito para cães.

A cinomose pode ser curada, porém, não há medicamentos antivirais eficazes para combater a doença. O tratamento consiste em tratar os sintomas, podendo ser realizado com fluidoterapia e com a administração de antibióticos, antieméticos, anticonvulsivantes e pomadas ou cremes (quando surgem sintomas na pele).

A resposta é sim. A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!

No médio prazo, a dose exagerada de dipirona pode causar anemia hemolítica (destruição das hemácias) nos cães. Caso qualquer um dos sintomas seja identificado, o pet deve ser levado imediatamente ao veterinário.

Forma e doses
Dependendo da dose, pode ser necessário partir o comprimido. A dose correta depende do peso, condições de saúde e idade do cachorro. De uma forma geral, o recomendado é 1 gota por quilo, sendo o limite máximo de 35 gotas. Ou seja, pets acima de 35kg não tomam dipirona em gotas, mas em comprimido.

Terceira fase: Nesta fase, a pele do cão começa a ser impactada pela cinomose, com a presença de bolhas de pus e ressecamento. Essas condições são extremamente desconfortáveis e é neste momento que o cachorro com cinomose sente dor.

Ribavirina é um antiviral para tratamento da cinomose canina. O DMSO auxilia na penetração de princípios ativos e tem ação anti-inflamatório. A famotidina é um inibidor das secreções gastroduodenais, que protege o estômago. As vitaminas a e e aumentam a imunidade e melhora o quadro da doença.

Ela promove um efeito de cerca de 4h no alívio dos sintomas de dor e febre.

Principais sinais de que o cachorro está com dor

  1. Perda de apetite. A perda de apetite é um dos principais sinais de que o cachorro está com dor no estômago, intestino ou outra região do sistema digestivo. ...
  2. Vocalização (uivos, choro ou gritos) ...
  3. Isolamento. ...
  4. Agressividade. ...
  5. Lambidas excessivas.

No entanto, conforme os veterinários indicam, são recomendados alguns princípios ativos, como:

  • Cetoprofeno;
  • Meloxicam;
  • Firocoxib;
  • Carprofeno;
  • Enrofloxacino;
  • Doxiciclina;
  • Dexametasona.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.