Quanto custa uma cirurgia de colapso de traqueia?

Perguntado por: usubtil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

A cirurgia custa em torno de R$15.000,00 e mais alguns medicamentos e tratamentos pós cirúrgico, ficará em torno de R$18.000,00...

Os broncodilatadores e antibióticos também podem ser recomendados. Entretanto, casos mais graves podem exigir a colocação de uma prótese cirúrgica, chamada de stent intraluminal, para tentar restabelecer o diâmetro traqueal. Procedimentos cirúrgicos envolvem muita prática e atenção por parte do médico veterinário.

“Nos estágios iniciais, pode-se fazer o uso de medicamentos como broncodilatadores, antitussígenos e corticoides para tirar o pet da crise”, esclarece o veterinário. Medicamentos à base de condroitina também podem ser indicados para tentar retardar a progressão da doença.

Tratamentos para o Colapso de Traqueia
Um dos modelos de prótese existentes para o tratamento do colapso de traqueia é constituído por titânio e tem formato espiral. Na cirurgia, esta próteses é colocada como suporte à traqueia no local do problema, fornecendo sustentação. Assim, a passagem do ar é restabelecida.

O tratamento do colapso de traqueia em cães geralmente envolve o controle da inflamação da traqueia, bem como a tosse com supressores de tosse, antibióticos e corticosteroides.

Para prevenir o colapso de traqueia em cães é importante evitar condições que possam desencadear a doença, como poeira, fumaça, obesidade e o uso de coleiras cervicais.

O tratamento preferencial é fazer dilatação da traqueia com endoscopia (broncoscopia) rígida com um médico experiente (geralmente cirurgião do tórax ou endoscopista respiratório)”, explica. “Caso isso não seja possível, deve ser feita a traqueostomia urgentemente”.

A avaliação clínica deve ser complementada através de exames de imagens, sendo a traqueoscopia, o raio X e o ultrassom os mais indicados. Além de confirmar o diagnóstico, os exames complementares ajudam a determinar o grau do colapso.

Os agonistas beta 2 (por exemplo, albuterol e terbutalina) podem ser os fármacos broncodilatadores mais eficazes para utilização em cães (Carey, 2012). Esses medicamentos aparecem para atuar sinergicamente com glicocorticóides para controlar a inflamação das vias respiratórias.

O cachorro tossindo como se estivesse engasgado é comum a várias doenças, portanto, leve regularmente o seu pet ao médico-veterinário para avaliação e prevenção de doenças do coração, bronquite, colapso de traqueia e outras enfermidades respiratórias que causam tosse crônica.

Todo procedimento demora, em média, de duas a três horas.

As complicações mais graves e freqüentes da cirurgia da traquéia (ressecção de segmento traqueal e anastomose término-terminal), para correção de estenoses ou ressecção de tumores, são: infecção, deiscência de anastomose, re-estenose e lesão de estruturas adjacentes.

A secção dos anéis traqueais ou do complexo laringotraqueal, quase sempre cursa com insuficiência respiratória, tosse, estridor e alteração da voz. O rompimento da traquéia cervical induz a formação de enfisema subcutâneo, mais intenso nas regiões cervical e facial. Raramente ocorre enfisema mediastinal e pneumotórax.

Principais sinais clínicos da enfermidade
A progressão da doença pode levar a dificuldades respiratórias graves, com risco de síncope (desmaios) ou mesmo óbito por asfixia. Portanto, a ida ao médico veterinário deve acontecer assim que a tosse de caráter seca e contínua aparecer.