O que acontece se cortar a unha do cachorro e sangrar?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Como as unhas são muito irrigadas, se acidentalmente se cortar demasiado, podem sangrar bastante. Deve utilizar uma compressa humedecida em água oxigenada para fazer compressão no local, durante cerca de 5 a 10 minutos. No caso do sangramento não parar, deve recorrer ao seu Médico Veterinário.

Se sangrar, aplique o pó hemostático ou amido de milho no local até parar o sangramento; 7. Quando acabar, recompense seu amigo com carinho, elogios e petiscos.

Porém, a prática deve ser feita com muito cuidado, já que a unha dos cães é uma região bastante vascularizada e corte errado pode causar sangramentos e muita dor. Juliana Pajosse, veterinária do Conselho Regional de Mecidina Veterinária de São Paulo (CMRV-SP), dá dicas de como fazer o corte de forma segura.

O normal, mesmo que não haja nenhum tipo de tratamento, é que ocorra o sangramento por até cinco minutos. Se continuar por mais tempo que isso, você deve levar o cachorro à clínica veterinária. Lá, a unha será cauterizada para parar de sangrar.

Mas a unha sangrando pode ser um pouco dramática, principalmente se ele fizer movimentos bruscos e rápidos, espalhando sangue pelo chão. Saiba que ele não está em perigo, mas aja rapidamente para minimizar o desconforto. Lembre-se de que manter a calma é importante para você e para o bichinho.

O Pó Hemostático deve ser utilizado para estancar o sangue e cicatrizar pequenos cortes que podem ocorrer durante o corte das unhas ou remoção de cutícula.

Dependendo do dedo e do tipo de lesão, pode demorar até 4 meses para a nova unha surgir.

Evite cortar a unha em ângulo. O “sabugo” ou “veia” da unha do cão, na verdade, contém nervos e vasos sanguíneos. Evite cortar essa parte, pois sangra e causa desconforto ao seu cachorro.

No caso de vasos maiores, o sangue não irá parar facilmente. Mantenha a pressão sobre a região até chegar ao veterinário. No caso de patas ou cauda poderá aplicar um garrote, ou seja, com uma ligadura, cordão ou até o atacador de um sapato, amarre o membro ou cauda um pouco antes da região do corte.

Corte apenas na região das pontas
Ou seja, você não pode cortar as unhas dele e deixá-lo com dor depois do processo. Por isso, observe as terminações nervosas da unha. Unhas claras vão ter uma região avermelhada logo após as pontas. Ali há sangue e terminações nervosas.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

A princípio, pode dar dipirona para cachorro, desde que seja prescrito por um médico-veterinário para o alívio de sintomas, como febre e dores moderadas no pet. Caso seja oferecido da maneira errada ou na dose inadequada, o medicamento pode causar intoxicação ou lesões medicamentosas no animal.