O que tem dentro da unha do cachorro?

Perguntado por: oarruda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

A unha canina é uma estrutura externa e rígida, que é composta por uma proteína conhecida como queratina, que é a mesma composição das unhas humanas.

Assim como a unha dos humanos, a unha do cachorro é composta de queratina. Sendo assim, os animais não sentem dor quando ela é cortada. Contudo, perto dessa estrutura fica o sabugo, que concentra uma rede de vasos sanguíneos que enviam nutrientes para as unhas.

Os tutores devem ter cuidado para não machucar ou causar sangramentos durante o corte. Segundo a professora do curso de Medicina Veterinária, da Faculdade Anhanguera, Nina Gabriela Gualberto, as unhas grandes atrapalham o caminhar dos pets, pois elas podem adentrar nos coxins e causar inflamação e infecção.

O “sabugo” ou “veia” da unha do cão, na verdade, contém nervos e vasos sanguíneos. Evite cortar essa parte, pois sangra e causa desconforto ao seu cachorro.

Um exemplo é a identificação do sabugo: ao contrário das unhas clarinhas, o sabugo da unha preta do cão é identificado em sua “ponta”. Conforme a unha do pet é aparada, em determinada altura começam a surgir anéis acinzentados. Eles indicam o momento de parar o corte para não machucar o cãozinho.

O ideal é que a unha do peludo seja aparada pelo tutor, usando um cortador especial para isso. No entanto, caso a pessoa não note que o peludinho precisa de cuidado ou nem saiba que deve aparar as unhas dele, elas podem crescer mais e acabar engatando nas coisas.

A unha que entra no dedo se resolve com um corte seco, curto e grosso, em uma região segura em que o animal não vá sentir dor nem sangrar. Depois de ser cortada, a parte da unha que penetrou os tecidos pode ser removida. A pele sob ela vai estar com pus e danificada, mas é possível fazer um tratamento adequado.

Preferencialmente, o corte das unhas deve ser feito por profissionais especializados, pois, diferente das unhas dos humanos, os animais possuem vasos sanguíneos e nervos no interior das unhas. Um corte feito de maneira inadequada pode causar sangramentos e desconforto aos animais de estimação.

Se as unhas já fazem um tique-tique cada vez que o cão caminha, é hora de cortá-las. Para quem se pergunta se pode cortar unha de cachorro, o ideal é que o corte seja feito uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias, evitando que as unhas cresçam a ponto de prejudicar a saúde do amigo de quatro patas.

O recomendado é cortar a unha do pet a cada 15 dias. Por isso, além de ser uma forma de manter a higiene canina sempre em dia, é mais benéfico financeiramente comprar um cortador de unha de cachorro do que levar o animal ao pet shop. Normalmente, o procedimento custa entre R$20 e R$30.

Assim como nós humanos, os cães não sentem dor ao cortar suas unhas, desde que certos limites sejam respeitados.

Sintomas da infecção na unha de cachorros
Uma lambida isolada ou ocasional não deveria te preocupar, mas se observar que teu peludo lambe as próprias patas de maneira frequente ou que o faz durante muito tempo ou com muita intensidade é possível que tenha um problema em suas unhas, dedos ou almofadas.