Pode cobrir o cachorro?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Pode cobrir um cachorro? Sim, pode cobrir um cão com cobertor em dias de frio extremo – principalmente os filhotes e idosos que sentem mais frio.

O cobertor de cachorro é perfeito para manter o seu amigo aquecido e confortável. O cobertor de cachorro é uma boa opção na hora de manter seu pet quentinho e confortável nos dias frios. Geralmente, ele é produzido com materiais como algodão e lã, que garantem a temperatura ideal para o seu amigo.

Se o nosso animal de estimação dorme em um cesto ou cama independente, em dias de muito frio é muito conveniente dar a ele um cobertor para que ele não perca o calor de que precisa nos dias mais duros. Eles devem ser de tecidos que aguentem a umidade facilmente e possam ser limpos de forma simples.

Sinais de que seu cão está com frio
Agora que você sabe que cachorro sente frio, é importante reconhecer os sinais que o peludinho dá quando está incomodado com a temperatura mais baixa. Uma maneira de verificar é sentir se as patas e orelhas do seu pet estão geladas.

Como saber se o cachorro sente frio?

  1. patas e as orelhas geladas;
  2. tremores pelo corpo;
  3. temperatura corporal muito baixa;
  4. passa muito tempo deitado de forma encolhida;
  5. dorme mais do que o normal;
  6. respiração e movimentos mais lentos;
  7. letargia (falta de vontade de brincar);
  8. busca por locais mais isolados para se abrigar.

Roupinhas, cobertores e mantas: coloque uma roupinha confortável, que não aperte as axilas e o pescoço; deve cobrir toda a costa do cão; não precisa deixar o cão vestido com a roupinha o dia inteiro, priorize os horários de mais frio. Cobertores e mantas são muito bem-vindos na “toca” do seu mascote.

Vale lembrar que o ambiente também influencia a necessidade de roupas pet. Por exemplo, um cão que vive em uma casa quentinha, protegido do frio, não precisa de agasalho. Porém, roupas podem fazer toda a diferença na vida dos peludos que vivem em quintais ou costumam sair para passear com frequência.

Sim, cachorro pode dormir no escuro, aliás, é até melhor do que descansar com a luz ligada, pois assim seu filho de quatro patas pode cochilar melhor. Assim como para nós, a claridade pode atrapalhar a hora do descanso.

Por ser uma animal de sangue quente, o cachorro começa a procurar abrigo assim que as temperaturas caem. Geralmente ficam mais incomodados quando os termômetros marcam abaixo de 10° C. Cachorro com pouca pelagem e menores costumam sentir mais frio e ficam incomodados antes da temperatura chegar a 10° C.

De acordo com a veterinária, a primeira atitude que os tutores precisam checar para descobrir se o cão está com frio é ver como ele está deitado. “Caso o animal esteja em formato de bolinha, ele está tentando manter o calor no corpo dele”, explicou Camila. O próximo passo é tocar na ponta da orelha do pet.

Animais que passam a noite no quintal, podem se beneficiar de roupas quando a temperatura esteja em torno dos 15 graus, principalmente, se a previsão é de queda durante a noite. Já cães e gatos que não tenham pelos, podem utilizar as roupinhas com a temperatura aos 17 graus.

Porém, é comum durante toda a vida do pet, em especial, nos dias frios ou em temperaturas amenas, caso seu amigo seja mais sensível. Se notar que o cãozinho está sentindo frio, cubra-o com uma manta quentinha. Ao encontrar um cachorro dormindo nessa posição, saiba que ele também se sente mais aconchegado e protegido.