Pode dar banho no cachorro quando ele está com cinomose?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

O ideal é que o cachorro com cinomose não tome banho durante o curso da doença, pois o procedimento pode agravar os sintomas respiratórios (pneumonia). Além disso, o banho causa uma diminuição da temperatura corpórea, diminuindo as defesas do animal.

Existem três produtos que você pode usar para desinfetar o quintal infectado com o vírus da cinomose, todos comumente encontrados em pet shops: fenol, solvente lipídico ou amônia quaternária.

Se seu pet tem algum problema dermatológico, porém, pode ser que o médico veterinário indique um tratamento feito à base de banhos medicinais, sendo essa recomendação uma exceção para quando ele está doente. Banhos quinzenais já não são tão contraindicados, pois “dão um tempo” para que a pele se recupere.

Por isso, dê um banho suave no seu pet até ele ficar limpo e confortável. Umedeça uma toalha de algodão em água morna e passe no pelo e nas áreas sujas do corpo do cachorro, enxaguando de vez em quando. Continue assim até ele ficar limpo.

Cinomose: como limpar o ambiente? Para evitar a contaminação do seu cão pelo vírus da Cinomose, é importante não compartilhar os objetos com outros cachorros e higienizar sempre o ambiente que ele vive. O vírus pode ser eliminado com uma solução diluída de formol, com enol, solvente lipídico ou amônia quaternária.

A cinomose pode ser curada, porém, não há medicamentos antivirais eficazes para combater a doença. O tratamento consiste em tratar os sintomas, podendo ser realizado com fluidoterapia e com a administração de antibióticos, antieméticos, anticonvulsivantes e pomadas ou cremes (quando surgem sintomas na pele).

Somente leve seu peludo para um bom banho no pet shop após ter concluído todo o seu protocolo vacinal, que costuma ser por volta dos quatro meses de idade. Já para os cães adultos, em geral – para os saudáveis -, se indica banhos a cada um mês ou um mês e meio.

Quando o cão estiver realmente sujo por ter rolado na lama, fezes, tinta... Caso contrário, não existe real necessidade. Se mesmo assim, você ainda sente-se incomodada em não dar banho no animal, sugiro que, pelo menos, dê um intervalo de um mês entre um banho e outro no seu cãozinho.

A partir dos três meses, e desde que o seu programa de vacinação esteja concluído, o seu sistema imunitário será mais forte e o risco de adoecer pelo frio é menor, mas não desaparece, por isso, não devemos dar banho se não houver uma razão que o justifique.

1) Quanto tempo dura a cinomose no cão? A cinomose canina dura, em média, 14 dias em cães saudáveis e com uma imunidade boa. Os sintomas geralmente desaparecem após esse período. Já em cachorros debilitados ou com alguma fragilidade, a infecção pode permanecer por um período de dois a três meses.

Na fase mais tardia da doença, acontece o acometimento do sistema nervoso central, que é quando o animal passa a ter o andar desorientado e tremores musculares que podem evoluir para crises de convulsões.

Se você está se perguntando se pode dar banho no cachorro no chuveiro, a resposta é sim! Se puder usar o chuveirinho, é melhor, para evitar água no ouvido. Caso seu pet adore entrar com você no chuveiro, aproveite esse momento com ele!

A doença pode se apresentar no organismo dos cachorros de diferentes formas e, assim, pode comprometer a respiração, causando vômitos, diarreias, convulsões ou até mesmo a imunossupressão, ou seja, o enfraquecimento do sistema imunológico.

Em geral, para saber com que frequência você pode dar banho em filhote de cachorro, recomenda-se que cães de pelo curto tomem banho a cada 15 dias no verão e a cada 30 dias no inverno. Já os cães de pelo longo devem tomar banho a cada 15 dias, independentemente da época do ano.

NÃO existe um remédio caseiro que cure a Cinomose!
Tanto a Cinomose quanto a Parvovirose são doenças virais graves que podem afetar cães e ainda não possuem remédios específicos para combatê-las.