Quanto tempo a cebola pode ficar na geladeira?

Perguntado por: daraujo5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

7 dias

Desse jeito, a cebola dura por até 7 dias e deve ser consumida durante esse mesmo período. Depois de passado esse tempo, a cebola começa a soltar um líquido com odor desagradável e ficar esverdeada, e deve ser descartada.

A temperatura baixa da geladeira transforma o amido presente nas cebolas em açúcar e faz com que elas murchem e estraguem mais rápido do que quando são armazenadas em temperatura ambiente.

Como armazenar a cebola inteira
O recomendado é mantê-la longe da geladeira, assim ela dura mais tempo sem ficar murcha e com um ótimo sabor. As camadas da casca de cebola auxiliam no processo de conservação e protegem contra bactérias.

A cebola deverá ser entregue após a colheita, pois é considerada como alimento perecível, e não se conserva por longo período de tempo. As legislações vigentes não dispõem de prazo de validade determinado para hortifrutis como a cebola “in natura”.

Se você pensou em guardar na geladeira, volte duas casas. O amido desse alimento se transforma em açúcar quando armazenado em baixas temperaturas, e isso faz com que a cebola estrague mais rapidamente. O correto é guardar em um local seco e arejado, e consumir em até sete dias.

Os maiores erros: cebola, alho e batata
Todos eles devem ser guardados em um local longe da umidade e da luz, com o alho preferencialmente em um saco de papel. De quebra, aproveite para organizar a sua dispensa com cestos e caixas organizadores, deixando-a ainda mais organizada.

A cebola também deve estar firme: apertando sua extremidade superior com o polegar, se a cebola estiver "fofa" isso significa que está estragada. Se ao cortar uma cebola ao meio,verificar que o centro dela está escurecido e viscoso,isso também indica deterioração e a cebola não deve ser consumida.

Basta picar a cebola como desejar, retirar o excesso de umidade com um papel toalha e levar ao congelador em potinhos com tampas bem vedados. O ideal é congelar porções pequenas e individuais, para usar em uma única preparação. Isso porque, depois de descongelado, o alimento não pode voltar ao freezer.

Não se deve guardar o alho na geladeira e nem em potes fechados, pois ele poderá germinar ou mofar… O ideal é que antes de usar o alho você o deixe armazenado em um local arejado sem umidade.

O resfriamento impede que ele amadureça direito diminuindo a suculência características dos tomates vermelhinhos. Sem contar que maduro, seu gosto adocicado se intensifica, assim como a presença de compostos como o licopeno (antioxidante natural). Só dever ir para a geladeira quando estiverem bem maduros.

São os óxidos sulfúricos derivados do ácido sulfúrico (H2SO4). Agora para explicar sobre as lágrimas precisamos ir um pouco além. Quando realizamos o corte de uma cebola, esta libera enzimas denominadas de alinases, estas por sua vez reagem com o óxido sulfúrico já presente na estrutura da cebola.

O ponto negativo da cebola branca não está relacionado ao seu sabor, e sim ao tempo de durabilidade, que não é tão grande quanto à amarela. A cebola roxa também vai muito bem em pratos crus, como saladas, guacamole, ou em hambúrgueres, principalmente por conta de sua cor vívida.

Tubérculos como beterraba e cenoura podem ficar na geladeira, mas se forem guardados fora de refrigeração, também apresentam alta resistência à deterioração. A dica da nutricionista é colocar esses alimentos com casca, em pé, dentro de um recipiente com água na geladeira, para manter o frescor e a crocância.