Como saber se a carne está no ponto com a mão?

Perguntado por: varruda . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Outra maneira é comparar a consistência da carne com a região lateral da mão, juntando o polegar com o dedo indicador e pressionando com a outra mão. Em seguida, basta repetir o processo com os dedos anelar e mindinho. A junção entre o polegar e o indicador é similar à textura da carne mal passada.

Se a carne estiver com o corte muito grosso, pode reduzir um pouco a temperatura do fogo, para que o centro também cozinhe. Dourar dois minutos de cada lado em fogo alto. Ao toque, a carne está macia e suculenta. Ao cortar, nota-se que apenas as extremidades estão douradas e o centro ainda está bem avermelhado.

Carne ao ponto
Apesar de perder um pouco de líquido, continua suculenta. Para chegar neste resultado, a peça deve ser cozida de seis a sete minutos para cada lado. A temperatura da carne ao ponto deve variar entre 60ºC e 65ºC. Quando a carne está ao ponto, somente o meio da peça apresenta uma coloração rosada.

A primeira dica essencial para acertar o ponto da carne é essa: aguarde um tempo após a churrasqueira ser acesa. Entre 40 minutos e uma hora, de preferência no momento em que ela é brasa e não labareda. Aproxime a mão a 5cm da grelha e sinta o calor por 5 segundos. Está perfeito.

A carne bovina está fresca para o consumo quando está com a cor avermelhada. Se ela apresentar uma coloração mais amarronzada, está na hora de descartá-la! O mesmo acontece com a carne de porco, que precisa estar rosada. Fuja das carnes esverdeadas e com textura viscosa!

Mal passada, ao ponto, bem passada: como acertar o ponto?

  1. Para a carne ficar mal passada, o tempo no fogo é de 5 minutos. ...
  2. Para a carne ficar ao ponto, o tempo no fogo é de 8 minutos. ...
  3. Para a carne bem passada: o tempo no fogo é de 9 minutos ou mais.

Há quem diga que o ponto ideal para carnes são: selada, mal passada e ao ponto para mal, pois são os pontos de cozimento nos quais a carne está mais macia e suculenta, ou seja, mais próxima de seu estado natural, cru.

Se você tirar na temperatura de 62º onde a carne estará mais firme, de cor rosada ao meio, então temos o famoso ao ponto”.

Não fique cutucando ou mexendo na carne
Evite virar a carne a todo momento. Na verdade, o ideal é virá-la apenas uma vez quando o sangue começar a parte superior do corte. Nesse momento, vire a carne usando um pegador para não furá-la e perder suculência.

Carne ao ponto
Essa com certeza é a melhor opção para suas refeições, pelo fator de eliminar todas as chances de bactérias presentes na carne e de não possuir substâncias que podem causar câncer. A carne preparada ao ponto é rica fonte de energia, ferro, vitamina B12 e outras substâncias.

Antes de assar, você pode cortar a carne no sentido favorável às suas fibras. Porém, na hora de servir, assim que sair da churrasqueira é recomendável cortar no sentido contrário para amaciar a carne ao amolecer as fibras.