O que é vaporizar o leite?

Perguntado por: nparaiso . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

O leite vaporizado garante mais cremosidade à bebida. Além disso, ele acrescenta uma espuma característica que, inclusive, faz parte de muitas receitas. O cappuccino, apenas para citar um exemplo que já utilizamos, não será cappuccino se não tiver a espuma do leite. E não há espuma do leite se ele não for vaporizado.

Para isso, a vaporização, processo em que o líquido se torna cremoso e em que a lactose fica mais solúvel, merece a mesma atenção que a extração do café. Use sempre leite integral, de boa qualidade e gelado (e nunca reaproveitado).

Liquidificador
Além do mixer, tem como vaporizar o leite com o liquidificador. Essa também é uma forma fácil e bem prática de fazer a espuma. Basta colocar o leite quente no recipiente do eletroportátil e bater na velocidade mais rápida até que ele dobre de tamanho e ganhe textura cremosa.

Fazendo leite vaporizado com um frasco e o micro-ondas
É possível usar qualquer tipo de leite, mas o desnatado é o melhor, pois faz espuma com mais facilidade. Despeje o leite no frasco de vidro e tampe-o bem.

Quando a temperatura do leite chega perto dos 100º C, a água transforma-se em vapor. O vapor forma bolhas que sobem até a superfície por causa da diferença de densidade entre ele e o líquido. A formação de bolhas ocorre principalmente no fundo do recipiente, mais perto do fogo.

Mas, afinal, por que o leite derrama quando aquecido? O leite é constituído por moléculas de gorduras que não se misturam com a água devido a presença da caseína, uma proteína que estabiliza esses glóbulos e promove sua dispersão na água (força de repulsão).

Para que a vaporização ocorra, é fundamental que a matéria no estado líquido receba energia (processo endotérmico) suficiente para o rompimento das forças intermoleculares. A temperatura necessária para que todo o líquido seja transformado em gás é denominada de ponto de ebulição (PE).

leite desnatado

Prefira usar o leite desnatado, que cria espuma mais facilmente, principalmente se estiver gelado. No caso do integral, o ideal é que ele esteja em temperatura de 30ºC a 50ºC. Também é possível fazer espuma com leites vegetais, como o de amêndoa ou o de soja.

Basicamente, não se pode colocar leite na cafeteira porque o leite ferve e a água evapora. Então ao se colocar a água ela vai esquentar e ser evaporada na cafeteira. Já o leite não evapora, ele vai ferver e criar nata, que consequentemente vai danificar o reservatório e outras partes da máquina.

Liquidificador. Coloque o leite quente para bater na opção mais rápida, até que ele dobre de tamanho.

Chacoalhar, chacoalhar
Não tem problema: basta colocar leite desnatado em um recipiente de vidro com tampa. Em seguida, agite bem o pote por aproximadamente 30 segundos. Após chacoalhar, retire a tampa do pote e leve o recipiente ao micro-ondas por 30 segundos. Prontíssimo!