O que é feita a espuma?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

A espuma é uma mistura feita entre um dispersante sólido ou líquido e um disperso no estado gasoso. Por exemplo, quando um gás é borbulhado em um líquido, notamos a formação de bolhas enormes; algumas com dimensões coloidais. Um exemplo assim é o chantilly, que é feito batendo-se o creme de leite fresco.

As espumas, normalmente, são utilizadas nas confecções dos colchões, travesseiros, esponjas de banho e cozinha que são produzidos, basicamente, por duas matérias primas: o TDI (Tolueno Dissocianato de Metila) e o Poliol, ambos com aspecto cristalino e derivadas do petróleo, sendo este último mais viscoso.

A espuma química é formada com a liberação de dióxido de carbono pela reação entre sulfato de alumínio e bicarbonato de sódio em solução aquosa, que contém proteínas hidrolisadas como agentes espumantes. São espumas densas, viscosas e resistentes ao calor mas, como espalham-se lenta- mente, tem baixo poder de extinção.

A espuma pode ser derivada do sabão, detergente, xampu, em geral de materiais orgânicos que passam por uma agitação. Elas são um conjunto de bolhas gasosas envolvidas por uma camada líquida.

A ESPUMA DE POLIURETANO(PU A + B) é uma espuma rígida, de baixa densidade, feita a partir da combinação dos componentes PU A e PU B.

Uma espuma pode ser formada pela agitação mecânica de uma solução proteica. A formação da espuma vai depender de vários fatores, dentre eles a solubilidade das proteínas, a capacidade de desnaturação parcial, a velocidade de retorno à conformação nativa e a influência do pH e de sais presentes na solução.

Conheça os tipos de espuma para colchão:

  • Espumas de Poliuretano ou PU. Os colchões de espuma são comumente apontados como colchões de poliuretano, que são mais conhecidos no mercado brasileiro devido a tabela de densidade. ...
  • Látex. ...
  • Visco. ...
  • Viscoelástica gel. ...
  • Soft e Hiper Soft. ...
  • Espuma HR.

As dimensões físicas dessas bolhas (em torno de 1.500 nm) são maiores do que os comprimentos de onda de qualquer luz visível. Por isso, ao bater nas bolhas, a luz é espalhada, resultando na mistura óptica de todas as cores – o branco.

Nos incêndios de classe A, a espuma diminui a temperatura do combustível, extinguindo seu oxigênio, isolando a superfície em chamas e liberando água, eliminando o fogo. Já no caso de incêndios da classe B, a espuma separa o fogo da superfície e resfria o local, dando fim ao incêndio.

Espuma líquida: Gás disperso em líquido. Exemplos: espuma de sabão e chantilly, sendo que o ar está disperso no creme de leite.