Qual a maneira correta de ferver o leite?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Pasteurização: há a rápida, que aquece a bebida de 72 até 75 °C durante 15 a 20 segundos. Na lenta, o leite esquenta de 62 a 65 °C por 30 minutos. Seja qual for a opção, ele deve ser refrigerado depois. UHT: aqui, o leite é submetido a uma temperatura altíssima — de 130 a 150 °C por três a cinco segundos.

Coloque o leite em uma panela grande e limpa.
Escolha uma panela mais alta que o necessário para que sobre espaço. O leite sobe quando ferve e é muito comum que transborde de uma panela pequena. Limpe bem a panela, ou os resíduos podem coalhar seu leite.

O leite ferve a 100,17 °C, devido ao seu conteúdo em substâncias solúveis.

É comum no campo e parece ser muito gostoso: beber o leite cru, do jeito que saiu da vaca. Mas isso não é o indicado por especialistas e pode fazer muito mal à saúde. O leite de uma vaca doente pode gerar prisão de ventre, indigestão, refluxo e até transmitir doenças crônicas, como tuberculose e brucelose.

Aproximadamente 6 minutos. Depende da quantidade de leite que está sendo aquecido. Verifique sempre a temperatura antes de dar o leite para o bebê.

2 truques simples para evitar que o leite transborde
Com o líquido já fervendo dentro da panela, basta colocar a colher de madeira apoiada na borda da panela, de ponta a ponta. Isso vai impedir que o líquido transborde ao ferver.

É necessário ferver o leite antes de tomar? Resposta: Mito.

A temperatura de ebulição da água é menor do que a das demais substâncias que constituem o leite. Assim a água contida no leite começa a ferver antes das demais substâncias, formando as bolhas de vapor d'água, que sobem do fundo para a superfície.

Independentemente do tipo comprado — pasteurizado ou UHT —, a fervura em casa é desnecessária. Afinal, todos os micro-organismos potencialmente maléficos já foram eliminados do leite durante o processamento térmico na fábrica. “Em ambos os casos, o produto está seguro para o consumo”, informa a veterinária da Apta.

Quando o leite coalha, de forma natural, sem nenhum ingrediente adicionado a ele, é porque a temperatura pode ter aumentado muito, ou ainda o período de validade do leite expirou. Às vezes, também ocorre o coalho do leite pelo aumento das bactérias já existentes nele, que tornam o meio ácido.

O leite proveniente de uma vaca doente pode causar problemas digestivos, como prisão de ventre, indigestão, refluxo e até transmitir doenças crônicas, como tuberculose e brucelose. Por isso, a venda de leite cru é proibida no Brasil desde 1969.

Leite desnatado

Leite desnatado e semidesnatado
o leite desnatado é uma versão ainda mais saudável com menos de 0,5% de gordura. Com isso, pode ser consumido por pessoas com diabetes, colesterol alto ou ainda por quem quer emagrecer ou seguir uma dieta mais leve.

Coloca-se 2 partes de leite para 1 de água, com pouco açúcar e pouca farinha (amido de milho, aveia, farinha de arroz, fubá etc). Essa diluição é importante para reduzir a concentração de proteínas, que podem sobrecarregar o rim do bebê, e de sais minerais, que podem desidratá-lo.

2 horas

Os resultados do estudo apontam para problemas ligados à baixa qualidade da matéria-prima, além de falhas na pasteurização e/ou contaminação após este processo. A recomendação é que o produto seja mantido fora da refrigeração por, no máximo, 2 horas.