Pode congelar cebola refogada?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Quer ganhar mais tempo no dia a dia? Experimente congelar a cebola e o alho já refogados. O preparo desse atalho é rapidinho e na hora de usar vai direto do congelador para a panela.

Também é possível congelar facilmente cebola já escaldada. No entanto, deves deixá-la arrefecer antes da congelação e só depois é que a deves transferir para um saco de congelação hermético Ultra-Zip® da Albal®.

Segundo ela, brócolis, cenoura, milho, couve-flor, espinafre, batata, salsinha, salsão, cebolinha, alho e cebola são ótimos de congelar, porque preservam suas características originais.

Basta picá-la ou cortá-la em rodelas, secá-la com papel-toalha, guardar em potes ou saquinhos para congelamento e colocar no freezer ou congelador, onde podem ficar por até 3 meses. A cebola congelada deve ser usada em pratos quentes, como arroz e feijão.

Além disso, se você não quer ter esse trabalho várias vezes, pode também fazer um monte de cebola empanada de uma vez só (porque rende bastante) e congelar para utilizar em lanches futuros! Se ligue nas nossas dicas de preparo e armazenamento e faça as melhores onion rings que já comeu!

Coloque o refogado frio no centro de um pedaço de filme. Feche o filme cobrindo o refogado e torça as pontas para formar um rolinho. Mantenha no congelador por até 1 mês.

Refogue a carne moída com os temperos que preferir, como azeite, cebola, alho, cheiro-verde, tomate, entre outros, e espere esfriar. Coloque em potes plásticos e leve ao congelador por até 2 meses. Depois, basta deixar descongelar e utilizar em pratos.

E o que não se pode colocar nas marmita congeladas?

  1. vegetais crus e saladas;
  2. batatas;
  3. macarrão sem molho;
  4. qualquer receita com creme de leite;
  5. queijos;
  6. ovos cozidos;
  7. maionese.

Mas também existem alguns alimentos que não devem ser congelados. Ovos, alimentos com muito amido, alimentos em conserva, maionese e gelatina são alguns exemplos de alimentos que não devem ser levados ao freezer.

R: Sim, é possível congelar o purê de batata em porções individuais para facilitar o descongelamento e reaquecimento posteriormente. Basta dividir o purê de batata em porções individuais e congelar em recipientes herméticos ou sacos de congelação adequados para freezer.

Você deve estar pensando: mas TDG, pode congelar alho e cebola? E nós te respondemos que sim! O processo de congelamento pode modificar o sabor e a textura dos alimentos, mas essas mudanças, muitas vezes, são irrelevantes quando o assunto é praticidade na cozinha.

Como consumir
A cebola congelada somente é adequada para uso em pratos cozidos ou assados. Para descongelar, coloque-a em água fervente com sal, ou diretamente ao fogo, durante o preparo do prato. A cebola conserva-se por tempo prolongado, 3 a 5 semanas, sem necessidade de refrigeração.

Para congelar: Depois que as sobras esfriarem, guarde a sopa de cebola no congelador em um recipiente (sem o pão e o queijo) por até 3 meses. Descongele e reaqueça: descongele na geladeira durante a noite e reaqueça nossa sopa de cebola francesa em uma panela no fogão e, em seguida, despeje em tigelas de cerâmica.