Quantas vezes por semana tem que comer feijão?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Seguindo a tendência dos últimos anos, o feijão deixará de ser consumido de forma regular – de 5 a 7 dias na semana – em 2025, conforme estudo do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Excelente para quem quer emagrecer
Uma porção de 60 gramas de feijão tem apenas 205 calorias. Por suas características, o feijão aumenta a sensação de saciedade de quem o consome, o que é ótimo para aqueles que estão fazendo algum tipo de dieta de emagrecimento.

As leguminosas, grupo de alimentos do feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, oferecem tantos benefícios à saúde de crianças e adolescentes e, por isso, devem ser consumidas diariamente.

Mas é claro, assim como qualquer alimento, o consumo não deve ser exagerado. Você pode sim, comer arroz e feijão todos os dias. Porém, a quantidade média ideal para consumo são 3 colheres de sopa de arroz e uma concha rasa de feijão a cada refeição.

O feijão é bom para a saúde porque ele fornece carboidratos, que proporcionam energia para o dia a dia, além de nutrientes essenciais para uma vida saudável, como proteínas ricas em lisina, vitaminas (principalmente as do complexo B), sais minerais (como ferro, cálcio, potássio e fósforo) e fibras (que ajudam no bom ...

O horário mais recomendado para comer feijão é durante o almoço, já que o metabolismo está funcionando de forma mais rápida – contudo, não há contraindicações para comer feijão à noite.

Lentilha, vagem, ervilha, soja e grão-de-bico são opções para variar o cardápio sem perder proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas, principalmente do complexo B, carboidratos e fibras.

O feijão costuma causar saciedade, principalmente quando combinado com outros alimentos. Ele também atua no controle de absorção de gorduras, contribuindo para o equilíbrio do colesterol. Além disso, o feijão age na saúde digestiva e no fortalecimento do sistema imunológico.

Para uma pessoa com alimentação regular, cerca de um quilo de feijão é suficiente para uma ou duas semanas. Portanto, você pode aproveitar o final de semana para colocar o feijão para cozinhar e deixá-lo pronto para o consumo ao longo dos dias seguintes.

Benefícios para a saúde
Seja ele o carioquinha, preto, cavalo, branco ou fradinho, é comumente usado por quem não consome proteína animal, está em dieta ou precisa controlar a glicemia, isso porque o feijão apresenta poucas calorias e um baixo índice glicêmico (IG).