O que é café almofadado?

Perguntado por: omoura7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 20 votos

A embalagem do café tradicional ou almofada é feita por camadas de poliéster e alumínio. Ela é efetiva em proteger o conteúdo de contaminações, trocas de gases, odor, luz e o contato direto com o oxigênio até ser aberto pelo consumidor. Com isso, garante total qualidade ao produto.

Sendo assim, a única diferença entre o café a vácuo e o tradicional é a forma como são embalados. Enquanto no tradicional o ar permanece dentro do pacote, nas embalagens a vácuo todo oxigênio é retirado. O principal motivo pra fazer isso é evitar a decomposição dos elementos do café.

Como você pode ver, a embalagem a vácuo é uma excelente opção para garantir a qualidade do café, pois preserva todo seu aroma e sabor, aumenta a vida útil em até dez vezes e facilita o transporte e a armazenagem. Tudo isso se traduz em redução de custos e, é claro, em aumento nos seus lucros!

CAFÉ FRESQUINHO BEM PRESERVADO
Nossos cafés Melitta® Tradicional e Extraforte possuem versão com embalagem a vácuo que retira todo o oxigênio do produto e assim ajuda a preservar seu frescor (aroma e sabor), garantindo qualidade.

O café encapsulado é basicamente o café torrado, moído e armazenado em uma pequena cápsula de plástico ou alumínio, servindo uma única porção. Uma das vantagens desse tipo de embalagem é que como é uma porção individual, só será aberto quando for consumido, gerando um processo de oxidação mais lento.

O café gourmet possui qualidade superior ao tradicional, mas inferior ao especial. O processo de controle de qualidade dele também é diferente. Nele, a seleção dos grãos é minuciosa e descarta aqueles com defeito. Dessa forma, a torra pode ser mais branda, visto que não há necessidade de esconder os defeitos.

Porcelana

Porcelana. Ao contrário dos de louça, os recipientes feitos com porcelana são os mais indicados para servir cafés, mesmo os maiores. Esse tipo de material retém o calor e mantém os líquidos quentes por muito mais tempo.

Mas, o café coado tem maior teor de cafeína pelo fato do café ficar mais tempo em contato com a água, extraindo uma maior quantidade de cafeína do pó. A xícara do tradicional café coado tem entre 150 e 300 mg da substância, enquanto o espresso varia de 90 a 200 mg.

café Arábica

Arábica. Variedade mais produzida e consumida do mundo, o café Arábica possui sabor puro e suave, é naturalmente mais adocicado e um pouco ácido. Além disso, é rico em benefícios para a saúde, já que, por receber uma torra leve, os grãos arábicos preservam com mais intensidade os antioxidantes da planta.

Resíduo mineral fixo em 5% no máximo; 3. Resíduo mineral fixo, insolúvel em ácido clorídrico a 10% v/v em 1,0% no máximo; 4. Cafeína em 0,7 no mínimo; 5. Extrato Etéreo em 8,0%; no mínimo.

Café filtro: un café para levar, desde a Europa ao novo mundo. A preparação do café de filtro foi aperfeiçoada na Alemanha no início do século XX. A moagem é fundamental: o ideal é que seja média. Quando muito grossa, o café tem um sabor fraco e, quando muito fina, o sabor fica amargo.

Quando preparamos um café coado, em casa ou em uma cafeteria, o objetivo é a obtenção de uma extração mais uniforme possível do café e, consequentemente, o melhor sabor na sua xícara.