Quando usar fogo baixo ou alto?

Perguntado por: nguterres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Usar fogo baixo é uma forma de ter mais segurança no preparo dos alimentos. Isso porque cozinhar em fogo alto pode ser perigoso, já que a chama pode se espalhar, aquecendo os cabos da panela e os outros utensílios que estiverem sobre o fogão. Na hora de manuseá-los, podem ocorrer acidentes, como queimaduras nas mãos.

Primeiro, vale destacar: é claro que manter as chamas altas por mais tempo significa um maior consumo de gás. Nesse sentido, o truque é deixar o fogo alto até o ponto de fervura da água. Depois disso, manter as chamas altas não apressa o cozimento dos alimentos e nem aumenta a temperatura.

Forno baixo ou forno brando: a temperatura é menor e fica entre 150°C 160°C. Forno médio ou regular: temperatura entre 170°C 190°C.

Começar com a chama baixa ou seguir com ela alta o tempo todo. O fogo da panela de pressão só será importante para o processo de formação de vapor lá dentro, por isso quanto mais alto o fogo, mais rápido ela pegará pressão e começará a de fato funcionar.

O fogo baixo, que nos fogões a gás geralmente iniciam em 160°, costumam ser usados para suflês, banho-maria e cozimentos lentos, que duram cerca de 12 horas.

5 dicas para o seu gás de cozinha durar mais tempo

  1. Limpe as bocas do seu fogão. Essa pode parecer uma dica que parecia não ter muito a ver com a tema, mas tem sim, e muito! ...
  2. Manutenção do fogão em dia. ...
  3. Pré-cozinhe alimentos. ...
  4. Uso do forno. ...
  5. Compare preços.

Quais as técnicas de cocção mais clássicas e menos clássicas

  • Calor seco. Cozinhar utilizando calor seco significa aplicar apenas ar seco e calor direto ao alimento. ...
  • Calor úmido. ...
  • Calor misto ou combinado. ...
  • Brasear. ...
  • Estufar. ...
  • Guisar, refogar e ensopar. ...
  • Fricassê

De modo geral, a cocção se divide em três grandes métodos: calor seco, quando você cozinha sem utilizar líquido, mas que pode ter adição de gordura; calor úmido, que é o cozimento com água em forma líquida ou gasosa; e o calor misto, que combina as duas técnicas em diferentes etapas.

Os gases quentes sobem (convecção). Esse efeito é fundamental para entender que os incêndios tendem a subir. Embora, a queda de objetos em chamas e o vento possam alastrar o incêndio para baixo. É a transmissão de calor na forma de onda, no caso através do ar.

Uma vez que a temperatura de ebulição da água aumenta, permanecer com o fogo no máximo resulta em desperdício de gás. Os alimentos serão cozidos nessa temperatura, e um alto fluxo de calor na chama não muda nem agiliza esse processo.

5º passo – diminua o fogo
Quando o pino da panela começar a chiar e balançar, significa que ela está expelindo o vapor em excesso. Nessa hora, diminua a intensidade do fogo.

Nunca abra a panela de pressão se notar vapor saindo pela válvula. O maior e mais perigoso erro no uso da panela de pressão é tirar a tampa quando ainda há pressão dentro do utensílio.

Forno baixo ou forno brando – A temperatura é menor e fica entre 150°C 160°C. Forno médio ou regular – Temperatura entre 170°C 190°C. Forno alto ou quente – A temperatura é de 200°C em média. Forno forte ou bem quente – Temperatura de 250ºC.