Pode tampar a panela de fritura?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Jamais tampe a frigideira ou tacho, pois isso fará com que o alimento cozinhe, perdendo água e prejudicando o resultado final da fritura.

Se você conhece os truques para fritar qualquer alimento com perfeição, deve saber que temperaturas muito elevadas também podem deixar o óleo de fritura espumado. Por isso, manter o fogo abaixo de 180 graus é dica de ouro para quem quer evitar as alterações na gordura.

A temperatura ideal para você fritar seus salgados é de 180° a 200°. Se for mais baixa, há perigo de os salgados ficarem encharcados de óleo e frios por dentro. Se for mais alta, o risco de os salgados queimarem e estourarem é grande. A quantidade de olho na frigideira para realizar a fritura é muito importante.

A elevação de 160°C para 180°C mais do que duplica a taxa de oxidação do óleo, ao chegar próximo de 200°C a oxidação quadruplica em relação as temperaturas ideais de fritura. 2-Reduza a temperatura do óleo abaixo de 130°C, enquanto não estiver fritando.

Confira as dicas a seguir:

  1. Utilize uma panela alta para fazer a fritura e, se possível, uma tampa antirespingo;
  2. Comece a fritura apenas quando o óleo estiver quente o suficiente. ...
  3. Durante ou depois da fritura, pegue uma frigideira, espalhe canela em pó sobre ela e leve ao fogo.

Neste caso, consideram que o mesmo óleo pode ser utilizado até quatro ou cinco vezes para fritar, desde que os resíduos tenham sido retirados após cada utilização e não tenha queimado, adquirindo uma cor escura.

Use uma colher de madeira. Quando o óleo estiver em processo de aquecimento, coloque a ponta do cabo da colher de pau (ou um hashi) e observe: se o óleo começar a borbulhar ao redor da madeira, estará quente o suficiente para fritar os alimentos.

► Deixe a gordura esfriar antes de deslocar a frigideira, jamais manuseie a frigideira com óleo ainda quente. ► Escolha as frigideiras com o bojo mais alto e jamais exceda ⅔ de sua capacidade. ► Água e óleo é uma mistura potencialmente perigosa.

O óleo utilizado para fritar os alimentos não deve ser reaproveitado porque sua reutilização aumenta a formação da acroleína, uma substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer. Em caso de frituras repetidas, cuidados especiais devem ser tomados para reduzir a produção de acroleína.

Alumínio
É impossível falar de panela para fritar alimentos sem mencionar o alumínio. Isso porque é uma panela prática e bem acessível. Ela é boa para fritura pois o calor é distribuído bem pela panela e, assim, você terá uma fritura por igual, dourada e crocante.

“A legislação não indica quando deve haver a troca de óleos e gorduras utilizados em frituras. O ideal é que seja a cada 14 horas de uso ou com intervalos a cada quatro horas, quando o óleo passa a ter um odor muito forte e apresentar coloração bem mais escura”, explica.

Unte com azeite uma frigideira antiaderente e aqueça. Coloque nessa frigideira no máximo dois bifes por vez, virando-os de vez em quando até que dourem. Sempre que for passar novos bifes, limpe a frigideira com papel toalha pra tirar a farinha que ficou da "fritura" anterior.

Como os lubrificantes são na sua maioria insolúveis em água é preciso incorporar na fórmula emulsionantes, para que esses lubrificantes possam ficar emulsionados ou solubilizados na água. E como os emulsionantes são tensoativos, eles acabam gerando espuma quando as soluções são agitadas.