Pode comer a casca da abóbora?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 4 votos

Em geral, a casca de abóbora é comestível, sendo uma fonte de vitamina A e fibras. No entanto, a sua categorização como “comestível” só indica que essa parte do alimento pode ser consumida sem nenhum perigo, e não se ela pode ser aproveitada como uma parte saborosa do alimento.

As melhores cascas de abóboras para se fazer chips são as das variedades claras, amareladas, alaranjadas e rajadas, como a abóbora paulista, seca, japonesa e de pescoço.

Como dito anteriormente, as cascas da abóbora contêm uma grande variedade de antioxidantes, e foi comprovado que a vitamina C, E e o betacaroteno melhoram a saúde dos olhos e previnem danos degenerativos.

Em alguns preparos, a casca pode aparecer no prato numa boa: depois de grelhada ou assada, fica macia e muito saborosa, sabia?

Das folhas e flores, que podem ser usadas em saladas e no preparo de fritadas, suas sementes – ricas em vitamina B – sua casca repleta de fibras eu auxiliam na boa digestão, e sua polpa – excelente fonte de betacaroteno e vitamina A – estamos na verdade diante de um superalimento!

A abóbora japonesa é um alimento rico em fibras, vitaminas e diversos nutrientes. Dentre suas propriedades mais conhecidas, podemos citar a alta concentração de betacaroteno. Esse composto pode ser convertido em vitamina A pelo corpo.

Benefícios da abóbora
A abóbora é rica em sais minerais, como cálcio, fósforo, zinco, selênio, magnésio e, principalmente, betacaroteno, substância que protege a pele e a visão.

Regula o trânsito intestinal: as fibras solúveis também são responsáveis pela formação do bolo fecal, aumentando o volume das fezes devido à sua capacidade de absorver água e auxiliando intestinais prisão de ventre.

Para que serve a casca da abobrinha? Em muitos alimentos, consumir a casca é a melhor forma de aproveitar ao máximo todos os seus nutrientes. Esse é o caso da abobrinha: comê-la com casca garante uma maior ingestão de fibras, o que facilita o funcionamento do intestino, combatendo desconfortos como a prisão de ventre.

Fontes de Gorduras Poliinsaturadas também são boas escolhas, como Semente de Abóbora, Gergelim, Linhaça, Chia, Óleo de peixe, Atum, Sardinha e Nozes!

As crianças adoram, por ser adocicada e ter uma textura muito delicada. A Cabotiá pode ser consumida com casca, quando assada ou cozida.