Quais são os tipos de abobrinha?

Perguntado por: amorgado4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Dois tipos de abobrinha são mais comuns no mercado brasileiro: a abobrinha tipo menina, que tem o fruto com pescoço, e a tipo italiana, com o fruto alongado sem pescoço. As cores vão do verde bem claro, quase branco, até o verde médio com faixas de verde mais escuro.

A abobrinha-italiana, também conhecida como abóbora-de-tronco, abóbora-de-árvore ou abóbora-de-moita, é uma planta com hábito de crescimento ereto, porém com caule herbáceo semelhante ao das demais plantas da família das cucurbitáceas.

Abobrinha libanesa ou curgete verde ou curgete diamante (em inglês: green zucchini e em francês: courgette des maraîchers ou courgette tarmino ou courgette diamant) pertence à variedade cucurbita pepo.

A casca deve ser brilhante e lisa, sem manchas ou rachaduras. Se a casca estiver opaca ou com manchas, isso pode indicar que já está velha e não é mais fresca. Outro sinal de que uma abobrinha está ruim é a textura. A abobrinha deve ser firme ao toque e não deve ser macia ou mole.

A Abobrinha Italiana possui formato alongado e cor listrada (verde escuro e claro) e apresenta nutrientes como a niacina e vitaminas do complexo B. É um alimento que apresenta poucas calorias, apenas 19 calorias por 100 gramas, tornando-a ideal para dietas de emagrecimento.

Variedade surgida localmente e popular no país, a abobrinha brasileira diferencia-se da italiana por seu formato mais curvilíneo e a casca manchada de verde e amarelo. São diferenças importantes em comparação à italiana, cuja casca é mais escura e seu formato, mais retilíneo.

Planta herbácea de crescimento em moita, anual, vigorosa e produtiva. Pode atingir até 90 cm de altura, com folhas verde-escuras , flores amarelas, frutos alongados, cilíndricos e verde claros rajados (listras irregulares verdes escuras).

A diferença entre esses dois tipos de abobrinha está no formato. A abobrinha italiana apresenta um fruto alongado, enquanto a brasileira apresenta um fruto com uma espécie de pescoço.

Por que a abobrinha amarga
Um dos principais motivos é algum tipo de problema durante a colheita: a abobrinha é um vegetal que não resiste a grandes exposições ao sol, precisa receber muita água e pode sofrer alterações em seu sabor por conta de fertilizantes.

E mais uma dica: não precisa tirar a casca da abobrinha. Ela pode ser consumida, desde que bem higienizada.

Afinal, esse vegetal que pertence à família das cucurbitáceas (como a melancia, o melão, e o pepino) é versátil, saboroso e saudável. Em solos brasileiros, é mais comum encontrar dois tipos de abobrinha: a paulista, de cor verde mais intensa; e a italiana, mais clara e delgada.

De acordo com Renato, quanto mais nova (mais verde) a abobrinha estiver, menos amarga ela estará. “O interior da abobrinha vai estar mais claro, também. Ao contrário, a coloração da polpa ficaria mais amarelada”, explicou.

acrescentar mais abobrinha no seu dia a dia vai ser uma ótima para você como você nem a rodovia todos os dias também Ajuda a fortalecer a sua visão porque ela contém alguns antioxidantes que são super interessante para os nossos olhos como a luteína e zeaxantina o betacaroteno e também contém vitamina C então esses ...

Abobora japonesa ou cabotia: com a casca escura, ela tem a polpa densa e macia. Ela fica bem assada, em caldos, sopas e massas. Abobrinha: de casca verde clara e mais macia por dentro, pode ser assada, cozida e refogada.

De vez em quando, podava a planta para mantê-la forte. Apesar do peso, o vegetal não vai para o Guinness. A maior abobrinha do mundo, com 65 kg, foi mostrada em feira na Inglaterra em 2008, pelo agricultor Ken Dade, da cidade inglesa de Norfolk.

A abóbora de pescoço tem esse nome pelo formato alongado, muitas vezes curvado, e seu tamanho, que pode passar de 80 cm. Ela também é conhecida como abóbora menina ou abóbora brasileira. Tem a casca mais fina, a polpa bem laranja e uma textura mais aguada.