Qual é melhor abóbora ou abobrinha?

Perguntado por: ealvim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

A abobrinha contém altos níveis de magnésio (um patrocinador de energia e atuante na absorção de proteínas e carboidratos), e possui mais ácido fólico que a abóbora, responsável por baixar os níveis de homocisteína (substância atuante em causar danos ao sistema cardiovascular), pois provoca danos ao revestimento das ...

Acontece que toda abóbora é uma abobrinha que foi colhida tarde demais. É isso mesmo: principalmente a espécie C. moschata é utilizada tanto para produção de abobrinhas como de abóboras. Sendo assim, a abobrinha é o fruto colhido ainda verde.

A abóbora japonesa é um alimento rico em fibras, vitaminas e diversos nutrientes. Dentre suas propriedades mais conhecidas, podemos citar a alta concentração de betacaroteno.

Por ser rica em vitaminas, fibras e minerais (magnésio e potássio), auxilia bastante na prevenção de doenças do coração. Alguns dos benefícios para o sistema cardiovascular são manter a pressão arterial equilibrada, reduzir o colesterol e, consequentemente as chances de um derrame.

Abóbora cabotiá é a queridinha dos nutricionistas por seu valor nutricional. Ela contém menos calorias (40 calorias por cada 100 g) e menos carboidratos (10 g em 100 g de cabotiá) do que outras abóboras e é rica em vitaminas A e C, além de potássio e magnésio.

Ideal para dietas
Além de todos os seus benefícios nutricionais, a abóbora é um alimento ideal em uma dieta para perda de peso por ter poucas calorias e ser rica em fibras alimentares. Para terem uma ideia, meio copo de abóbora tem apenas 40 calorias e 8 g de fibras.

Das folhas e flores, que podem ser usadas em saladas e no preparo de fritadas, suas sementes – ricas em vitamina B – sua casca repleta de fibras eu auxiliam na boa digestão, e sua polpa – excelente fonte de betacaroteno e vitamina A – estamos na verdade diante de um superalimento!

Cerca de 120 gramas à 206 gramas de semente de abóbora por dia é o suficiente em termos nutricionais.

Fontes de Gorduras Poliinsaturadas também são boas escolhas, como Semente de Abóbora, Gergelim, Linhaça, Chia, Óleo de peixe, Atum, Sardinha e Nozes!

Pobre em calorias e rica em fibras, a abóbora regula o intestino e ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo, sendo indicada nas dietas para redução de peso e das taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue.

E a resposta é sim! A abobrinha tem apenas 17 calorias por 100 gramas consumidas. Isso nos permite comer bastante do vegetal e ficar satisfeito, com uma ingestão baixa de calorias. Outro fato interessante é que a abobrinha aumenta nosso metabolismo, o que nos ajuda a queimar gordura.

  • É benéfica para a visão. A abóbora é famosa por ser um alimento benéfico à visão. ...
  • Preserva a saúde da pele. ...
  • Ajuda a perder peso. ...
  • Melhora a saúde cardiovascular. ...
  • Reduz a pressão arterial. ...
  • Aumenta a imunidade. ...
  • Ajuda na prevenção do câncer.

Uma regra para o consumo da casca de abóbora é a sua espessura e textura. Apesar de todas as cascas serem comestíveis, os chefes de cozinha priorizam o consumo daquelas com cascas mais finas e lisas, que são facilmente cozidas com o resto do alimento.